Documentário 'Lixo extraordinário' é indicado ao Oscar

Documentário 'Lixo extraordinário' é indicado ao Oscar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

"Lixo extraordinário", coprodução do Brasil e Reino Unido, foi anunciado nesta terça-feira (25) como um dos indicados para o Oscar de melhor documentário.

Vencedor de prêmios de público nos festivais de Sundance e Berlim em 2010, o filme foi dirigido por João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley.

Gravada ao longo de três anos, sua trama acompanha um projeto social do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ) - considerado o maior da América Latina e cenário de outro documentário premiado, "Estamira" (2004), de Marcos Prado.

"Parece um sonho", disse o artista plástico em entrevista ao G1 minutos após saber da indicação. "Estou muito feliz, porque foi uma história que começou por acaso e virou um filme de grande importância, porque consolida um grupo social e mostra o verdadeiro valor do lixo", diz Muniz, que acredita na vitória de "Lixo extraordinário" na premiação da Academia. "Entre os filmes indicados, é o mais forte, o mais premiado, nossas chances são muito grandes", afirma.

O longa está em cartaz desde a última sexta-feira (21) em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Sua trilha sonora foi composta pelo músico americano Moby.

"Lixo extraordinário" concorre pelo prêmio com os documentários "Exit through the gift shop", do artista plástico Banksy; "GasLand", de Josh Fox; "Trabalho interno", de Charles Ferguson; e "Restrepo", de Tim Hetherington e Sebastian Junger.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta terça a lista completa dos indicados à 83ª edição do Oscar. A produção britânica "O discurso do rei" lidera a competição, com indicações em 12 categorias, incluindo melhor filme, diretor e ator. Também saíram como favoritos "Bravura indômita", com dez indicações, "A rede social" e "A origem", ambos com oito indicações.

A cerimônia de entrega será realizada dia 27 de fevereiro no Teatro Kodak, em Los Angeles, e será transmitida ao vivo para mais de 200 países. Os atores James Franco e Anne Hathaway serão os apresentadores do evento.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições