MENU

Documentário sobre Ayrton Senna ganha prêmio em Sundance

Documentário sobre Ayrton Senna ganha prêmio em Sundance

Atualizado: Segunda-feira, 31 Janeiro de 2011 as 12:09

O documentário "Senna", sobre a trajetória de vida do piloto brasileiro Ayrton Senna, ganhou  neste sábado (29) um prêmio em Sundance, o principal festival de filmes independentes dos Estados Unidos. O longa foi eleito o melhor documentário  internacional segundo o júri popular.

"Senna" concorreu com outras 12 produções, dentre elas "Project Nim", novo documentário do diretor de "O equilibrista", vencedor do Oscar em 2009. No filme, James Marsh acompanha a história de um chimpanzé criado e educado como humano.

"Senna" é uma produção da britânica Working Title e conta a trajetória do automobilista brasileiro morto em um acidente em 1994 apoiada em um extenso arquivo de imagens – a maioria inéditas, como cenas de reuniões fechadas de pilotos e de dirigentes momentos antes das corridas, encontros familiares e vários cenas registradas dentro dos cockpits. A direção é de Asif Kapadia.

'Like crazy'

A história de amor 'Like crazy' e o documentário sobre suicídio assistido "How to die in Oregon" ganharam os principais prêmios no Sundance Film Festival (Festival de Filmes de Sundance), colocando os dois na lista de filmes independentes que precisam ser vistos em 2011.

"Like crazy", dirigido por Drake Doremus, ficou com o prêmio do júri de melhor drama, com a sua história sobre uma mulher americana e um homem britânico que se apaixonam pela primeira vez, mas se afastam um do outro, para testar o relacionamento. Ao aceitar o prêmio, Doremus disse que é "sobre o amor nunca morrer e estar com você pelo resto da sua vida". O filme também levou um prêmio especial para a sua atriz, Felicity Jones.

O documentário vencedor, "How to die in Oregon", esteve entre os filmes mais falados no Sundance 2011, com a sua análise sobre suicídio assistido e sua filmagem de uma mulher, em estado terminal, que toma uma overdose e, literalmente, morre na frente da câmera.

Jurados especiais, profissionais da indústria do cinema, votam nos ganhadores e esses são considerados os principais ganhadores, mas o público também pode votar nos seus favoritos.

A Audience Award - prêmio do público - de melhor drama foi para "Circumstance", que conta a história de dois adolescentes iranianos que se apaixonam, mas não podem ficar juntos por causa de influências culturais.

O prêmio do público de melhor documentário foi para "Buck", uma história reveladora sobre o treinador de animais, Buck Brannaman, que serviu de inspiração para o filme 'The horse whisperer' ("O encantador de cavalos").

Outros prêmios foram para John Foy, diretor do documentário "Ressurect dead: the mystery of the Toynbee tiles", e Sean Durkin pela direção do drama "Martha Marcy May Marlene".

veja também