Dois meses após naufrágio no lago, investigação não foi concluída

Dois meses após naufrágio no lago, investigação não foi concluída

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:33

Imagination durante operação de remoção do Lago

Paranoá, em Brasília (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

  Dois meses após o naufrágio do Imagination , no Lago Paranoá, em Brasília, ninguém foi penalizado pelo acidente que resultou na morte de 9 pessoas . O inquérito que está investigando as causas do naufrágio ainda aguarda a conclusão do laudo pericial do Instituto de Criminalística, que deve ficar pronto na próxima semana.

No mês passado, o delegado Adval Cardoso, da 10ª Delegacia de Polícia, no Lago Sul, responsável pela investigação criminal do acidente, afirmou que mais de 80 pessoas já foram ouvidas sobre o naufrágio.

Na mesma ocasião, ele também disse que “duas ou três pessoas” devem ser indiciadas pelo acidente. “Inicialmente, não constatamos dolo ou intenção de alguém de assumir risco. O que a gente observou foi desleixo, pouco caso, negligência e imprudência”, declarou.     A investigação sobre o caso na Marinha é administrativa e tem um prazo de 90 dias para ser finalizada, contados a partir de 23 de maio.

As conclusões serão enviadas ao tribunal marítimo, que pode punir os responsáveis com penas como multa e até suspender a permissão de uso da embarcação.

O naufrágio

O naufrágio do Imagination ocorreu por volta das 21h do dia 22 de maio, matando 9 pessoas. No momento do acidente, era realizada no barco uma festa organizada por uma empresária dona de um buffet.

Mais de cem pessoas estavam no barco quando ele afundou. Segundo a Marinha, o barco tinha capacidade para 90 passageiros e 2 tripulantes.

O Corpo de Bombeiros trabalhou no caso durante o resgate das vítimas, depois na busca dos corpos e na ação de içamento do Imagination. A retirada do barco do fundo do lago foi feito com globos de reflutuação e um barco rebocador.

Muitas tentativas foram feitas e, durante elas, o barco naufragado chegou a virar e ficar com o casco para cima e ser atingido por uma lancha . Após a retirada do Lago Paranoá, o Imagination está abandonado em área no Trecho 2 do Setor de Clubes Sul.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições