Duas cidades decretam situação de emergência após temporal no RS

Duas cidades decretam situação de emergência após temporal no RS

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

As cidades de Taquari e Pareci Novo decretaram situação de emergência devido ao temporal que atingiu áreas do Rio Grande do Sul na sexta-feira (22) e no sábado (23). Segundo a Defesa Civil Estadual, 12 pessoas morreram vítimas das chuvas no estado.

Em Taquari, 30 pessoas tiveram que deixar suas casas, entre desalojadas e desabrigadas, e 820 foram afetadas. Já em Pareci Novo a situação é mais complicada. Segundo a Defesa Civil, 250 pessoas estão desalojadas e 2.500 foram afetadas.

Também registraram prejuízos, até este domingo (24), as cidades de Santa Cruz do Sul, Paverama, Igrejinha, São Paulo das Missões, Piratini,  Cacequi e Fazenda Vila Nova. Em todo o estado, mais de 32,5 mil foram afetadas pelas chuvas.

As chuvas causaram a morte de 12 pessoas nas cidades de Igrejinha, Fazenda Vilanova, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo. Em Igrejinha, um deslizamento de terra, no sábado, causou o desabamento de pelo menos seis casas e sete pessoas que estavam na região morreram.

Em Fazenda Vilanova, um galpão caiu e atingiu um agricultor. Outro homem morreu eletrocutado, em Sapucaia do Sul. Em Novo Hamburgo, três crianças morreram soterradas após o desabamento de uma casa, segundo a Defesa Civil.

Para este domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, não há alerta para novos temporais no estado. As condições meteorológicas são favoráveis apenas à ocorrência de declínio acentuado de temperatura do ar.

Energia elétrica

O temporal também deixou parte dos moradores do Rio Grande do Sul sem energia elétrica. Na sexta-feira, o número de clientes afetados chegou a 200 mil. Até a noite de sábado, segundo as concessionárias, pelo menos 18 mil clientes permaneciam sem energia elétrica. Não há previsão para que a situação seja normalizada.

A última atualização da AES Sul apontava 7 mil clientes sem energia elétrica. Os maiores volumes eram registrados em Canoas, Sapucaia do Sul, Dois Irmãos e São Leopoldo.

Também até a noite de sábado, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) tinha11 mil clientes sem energia. Os problemas eram isolados em pontos de Porto Alegre, Viamão e Alvorada.

A Rio Grande Energia (RGE) não foi encontrada para atualizar o balanço de clientes sem energia elétrica.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições