Duas represas transbordam e ameaçam 12 cidades em SP

Duas represas transbordam e ameaçam 12 cidades em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Duas das quatro represas do sistema de produção de água Cantareira, o maior da região metropolitana de São Paulo, Atibainha e Jaguari, transbordaram na terça-feira, dia 26, por causa do excesso de chuvas. As inundações podem, agora, atingir cerca de 12 municípios, onde vivem 800 mil pessoas. A situação não acontecia desde 1999.

As prefeituras estimam que pelo menos 6 mil moradores de comunidades ribeirinhas possam ser diretamente afetadas pelos alagamentos. Além das oito cidades por onde se dividem as represas (Bragança Paulista, Caieiras, Franco da Rocha, Joanópolis, Nazaré Paulista, Mairiporã, Piracaia e Vargem), também podem sofrer com o excesso das águas Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Capivari e Itatiba.

O excesso de água começou a extravasar pelos vertedouros (aparelhos que medem a vazão da água) e por isso não há como prever o volume que será despejado nas áreas do entorno. O superintendente de produção da Sabesp, Hélio Castro, diz que se chove muito, passa muita água e se chove pouco, passa pouca água. Segundo ele, não dá para prever qual será o impacto porque não se sabe o quanto de água vai passar pelo vertedouro.

A Sabesp enviou um alerta na última terça-feira, dia 26, para os municípios. Para tentar reduzir a elevação do nível da Atibainha, que libera 18 mil litros de água por segundo, a empresa está bombeando água para o reservatório Paiva Castro, em Mairiporã.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo já registrou 64 mortes desde o início da Operação Verão deste ano. A última pessoa que morreu foi uma mulher de 45 anos, arrastada pela enxurrada em Campinas.

Força-tarefa

A prefeitura de Atibaia montou uma força-tarefa para proteger os moradores da cidade a 64 quilômetros de São Paulo de uma possível enchente de grandes proporções. O plano de ação foi necessário após a Sabesp informar ao prefeito José Bernardo Denig (PV), na noite de segunda-feira, dia 25, que o volume do Reservatório Atibainha estava prestes a chegar ao compartimento de segurança.

Durante toda a terça-feira, dia 26, famílias instaladas em áreas inundadas pela água de cheias passadas, como a Vila São José, Jardim Kanimar e Parque das Nações, foram informadas por equipes da prefeitura sobre a situação de risco a que estão expostas.

O chefe do departamento de Defesa Civil de Atibaia, Maurício Benevides, disse que dependendo do tamanho da emergência, o plano prevê a remoção da população desses locais. Na terça, muitas das famílias avisadas deixaram suas casas e foram para residências de parentes ou amigos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições