MENU

Edifício Avenida Central comemora 50 anos de tradição no Rio

Edifício Avenida Central comemora 50 anos de tradição no Rio

Atualizado: Segunda-feira, 9 Maio de 2011 as 8:41

  Um dos prédios mais populares do Centro do Rio, o edifício Avenida Central comemora 50 anos neste mês de maio. O edifício, erguido na Avenida Rio Branco em maio de 1961, foi o primeiro com estrutura de aço, alumínio e vidro a surgir no país.

São 37 andares, mais de 200 lojas e mais de mil salas comerciais. Cerca de 160 mil pessoas circulam pelo edificio todos os dias. Para celebrar o aniversário, ao meio-dia desta segunda-feira (9), o Cordão da Bola Preta se apresenta no local.

Além disso, foi montada uma maquete do edíficio e uma exposição com 50 fotos, que contam não só a história do prédio mas de toda a região do Centro.

Para o curador da exposição, Ricardo Simões, o edifício Avenida Central é um símbolo de poder e modernidade. "Quando o governo estava crescendo, o país estava em crescimento, o Rio de Janeiro ainda era o estado da Guanabara, então surge essa necessidade deste prédio grande e imponente que é o Avenida Central", conta.

No local, onde atualmente fica o edifício, existia o Hotel Avenida e a Galeria Cruzeiro. E foi lá também que surgiu o Cordão da Bola Preta. Para o presidente do grupo, Pedro Ernesto, o bloco não poderia ficar fora da festa. "Ele era o ponto de encontro da alta boemia carioca. E esses boêmios, famosos, 18 deles fundaram o Cordão da Bola Preta", explica.        

veja também