Eleição de Dilma permite à geração de 68 chegar ao posto máximo, diz Lula

Eleição de Dilma permite à geração de 68 chegar ao posto máximo, diz Lula

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Em seu último discurso numa cerimônia de formatura do Instituto Rio Branco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a elogiar nesta sexta-feira a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), e o fato de o Brasil ter escolhido uma mulher para assumir o Palácio do Planalto.

Lula disse que a eleição de Dilma, torturada durante a ditadura militar, permitiu à geração de 68 chegar "pela via democrática" ao posto mais alto do Executivo. "Quando tinha 20 anos, ela ousou colocar a manga de fora e lutar por liberdade democrática neste pais, quando muita gente foi sacrificada", disse.

Em tom de despedida, o presidente fez um balanço da política externa brasileira e ressaltou a importância de relações diplomáticas com países da América do Sul e da África. "Este país não aceita mais viver, como dizia Nelson Rodrigues, com um complexo de vira-latas. E eu acho que isso é uma coisa extremamente importante para nossa diplomacia", disse.

PRONUNCIAMENTO

Lula fará um pronunciamento hoje, em rede nacional, às 20h e dirá que, agora, oposição e governo terão de exercer seus papéis para contribuir com o país, segundo o blog do Fernando Rodrigues.

O presidente festejará o comparecimento pacífico dos eleitores às urnas e a consolidação da democracia brasileira. O tom não será de despedida completa pois ele pretende falar outras vezes antes de se despedir do cargo.

Segundo o blog, a fala de Lula dura aproximadamente 4 minutos e meio. Ao mencionar e dar relevância ao papel que a oposição tem numa democracia, tentará reduzir o clima envenenado que dominou as relações pós-eleitorais.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições