Eles diziam 'cadê os gringos?', conta motorista rendido

Eles diziam 'cadê os gringos?', conta motorista rendido

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

Motorista rendido no Rio (Foto: Thamine Leta/G1)

  Oito criminosos participaram do assalto a uma van e um micro-ônibus que levavam 20 funcionários da Odebrecht, que prestam serviços para a Petrobras, para o Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira (25). A informação é do motorista do micro-ônibus, que está na 17ª DP (São Cristóvão) para registrar o caso. A Polícia Militar faz buscas pelos criminosos, que conseguiram fugir.

"Os bandidos entraram no ônibus com fuzil e pediam dinheiro. Eles falavam 'cadê os gringos, cadê os gringos', mas comigo não tinha nenhum estrangeiro", conta o motorista do micro-ônibus, que preferiu não se identificar. Segundo ele, o grupo viajaria para Santos, no litoral paulista. O motivo da viagem ele não soube informar, mas uma das vítimas comentou com bombeiros que iria para uma plataforma da Petrobras.

O crime aconteceu por volta das 6h desta quinta-feira (25). As primeiras informações passadas pelo Corpo de Bombeiros apontavam que uma van com pelo menos oito turistas estrangeiros foi assaltada na descida do Gasômetro, na altura do Caju. Mas a informação foi retificada pelo motorista do micro-ônibus, que informou que a van levava oito estrangeiros além do motorista. Já no micro-ônibus, eram 12 brasileiros. 

Segundo a assessoria da Polícia Civil, dos oito estrangeiros, sete são americanos e um é canadense.

As vítimas foram interceptadas ainda no caminho do aeroporto. Segundo o motorista do micro-ônibus, dois carros tentaram parar a van e o micro-ônibus. O motorista da van, no entanto, não conseguiu parar a tempo e bateu num dos carros dos criminosos. O motorista do micro-ônibus contou que também não conseguiu a frear a tempo e acabou batendo, mas na van. Dois passageiros acabaram se ferindo, com escoriações.

Vítimas falam sobre o assalto

Uma das vítimas que estava no micro-ônibus contou que o desespero foi tanto que a primeira atitude foi entregar tudo que tinha. "É uma sensação que não consigo explicar. Eu fiquei tão desesperado que entreguei tudo", disse um funcionário brasileiro que está pela primeira vez no Rio.

"Pelo lado de fora da van eles perguntaram onde estavam os gringos. Eles estavam comigo na van, mas eu disse que os estrangeiros estavam no ônibus de trás. Aí eles pediram minha aliança, disseram que se eu não desse iam atirar no meu dedo. Eu entreguei, claro. Não valia nada aquela aliança. Graças a Deus estamos com vida", disse o motorista da van, Fernando Cícero.

Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, na hora da fuga os criminosos interceptaram um táxi e fugiram, levando carteiras com documentos e dinheiro dos passageiros. O caso é investigado pela 17ª DP (São Cristóvão), mas a Polícia Civil ainda não se pronunciou sobre o incidente.

Feridos

Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois passageiros feridos foram levados para Hospital Souza Aguiar, no Centro.

A Secretaria municipal de Saúde informou que eles foram identificados como Cristopher Clayton, de 33 anos, e Hilídio Oliveira, também de 33. Clayton sofreu escoriações na cabeça. Já Oliveira, sofreu uma pancada nas costas. Ambos estão internados no Souza Aguiar, mas devem ser transferidos para unidades particulares, segundo a Secretaria.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições