Eletropaulo dá dicas para evitar incêndios durante período do Natal

Eletropaulo dá dicas para evitar incêndios durante período do Natal

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Árvore de Natal longe de cortinas é dica de

segurança (Foto: Flavio Moraes/ G1) Tomadas sobrecarregadas, produtos sem o selo do Inmetro e até árvores de Natal podem oferecer riscos de incêndio à população durante as comemorações de fim de ano. A Eletropaulo, companhia responsável pela distribuição de energia na região metropolitana de São Paulo, divulgou nesta quinta-feira (17) algumas orientações e dicas que, se utilizadas, podem evitar transtornos durante esse período.

A companhia recomenda que não sejam feitas emendas nos fios de ligação das luzes de Natal. Durante a instalação, os circuitos devem sempre estar desligados. Para evitar choques, uma dica é não subir em estruturas metálicas enquanto as luzes são ligadas. Além disso, a posição da árvore de Natal dentro das casas também deve ser pensada. A Eletropaulo recomenda que a árvore seja posicionada longe de cortinas, para que, em caso de curto-circuito, elas não propaguem o fogo. Outro alerta é com relação a utilização de benjamins, uma vez que a sobrecarga de tomadas também pode gerar curtos-circuitos.

Outra consequência do aumento do número de lâmpadas nessa época do ano é o crescimento do consumo de energia. Para diminuir as despesas, lâmpadas de LED são as mais indicadas, pois consomem menos. De acordo com a Eletropaulo, um conjunto com 500 luzinhas comuns, de 0,5 watts, acesas 10 horas por dia, podem gerar um aumento de até R$ 30 por mês na conta.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições