Em 9 dias, choveu o dobro do esperado para setembro em SP, diz Inmet

Em 9 dias, choveu o dobro do esperado para setembro em SP, diz Inmet

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Em apenas nove dias de setembro, choveu em São Paulo o dobro da média esperada para todo o mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o Inmet, do dia 1º até quarta-feira, 9 de setembro, o índice de chuva acumulado foi de 151,3 milímetros - enquanto a média histórica estimada para setembro é de 74 milímetros.

Segundo a meteorologista do Inmet Neide Oliveira, na quarta foi registrado o recorde histórico de chuva em um único dia no mês de setembro no Mirante de Santana, Zona Norte de São Paulo, a estação meteorológica que faz as medições na capital. Em um período de 24 horas, choveu 78,1 milímetros no local. “O recorde anterior foi em 1984, com 62,6 milímetros”, disse Neide. O valor é o maior desde que as medições começaram a ser feitas, em 1943. De acordo com a meteorologista, hoje, dia 10, ainda tem previsão de chuva para a capital paulista - e no interior a possibilidade de chuvas fortes é mais alta. Na sexta-feira, dia 11, o sol começa a aparecer mais, mas o tempo continua instável, com possibilidade de chuva pela tarde.

No fim de semana, a previsão também é de sol com tempo instável e possibilidade de chuva, principalmente no domingo, dia 13, quando uma nova frente fria deve se aproximar do estado.

Estragos

As chuvas fortes de terça e quarta causaram estragos em diversas regiões do estado. Na Grande São Paulo, oito pessoas morreram em decorrência dos temporais – seis delas em deslizamentos de terra. Os alagamentos atingiram ruas e casas e causaram a perda de 300 toneladas de frutas na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições