Em Bruxelas, Dilma e Barroso pedem maior regulação financeira

Em Bruxelas, Dilma e Barroso pedem maior regulação financeira

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

A candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) e o presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, defenderam nesta quinta-feira (17) em Bruxelas uma maior regulação financeira no seio do G-20 (bloco de países ricos e emergentes).

Em entrevista coletiva, Barroso destacou a reunião positiva que teve com a candidata que quer presidir ''um dos países mais influentes do mundo'' e lembrou que o Brasil e a União Europeia (UE) pedirão na próxima reunião do G-20, no final do mês no Canadá, uma maior regulação dos mercados financeiros para evitar novas crises.

Explicou que, reunidos em Bruxelas, os chefes de Estado e do Governo da UE concordaram em propor ao G-20 uma taxa para os bancos para que, ''se houver uma nova crise, não sejam os contribuintes que paguem'' as consequências.

Barroso ressaltou que, caso não seja possível aplicar essa taxa em um ''quadro global'', que ao menos deveria ser iniciado um ''quadro comum'' com os países que estivessem dispostos a isso.

Dilma disse, por sua vez, que o Brasil impõe a seus bancos requisitos de capital ''muito mais elevados'' que os da UE. ''Não podemos pagar por aqueles que fizeram uma prática bancária mais flexível'', afirmou.

Também se referiu às negociações de um acordo de associação por parte do Mercosul e da UE, anunciado na cúpula euro-latino-americana realizada em Madri em maio.

''Os dois lados têm suas posições (...) mas embora haja duas posições se pode chegar a um acordo'', ressaltou, e acrescentou que os produtos que mais estão em jogo são os agrícolas e os industriais.

A França, país que Dilma visitou na quarta (16), é um dos Estados da UE que mostrou mais rejeição ao reatamento dessas negociações com o Mercosul, já que defende a conclusão da Rodada de Doha para a liberalização do comércio mundial antes de fixar os termos de um acordo de livre-comércio com países que são grandes exportadores agrícolas.

Dilma deve se encontrar nesta sexta (18) em Madri com o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e terminar sua viagem europeia em Lisboa, onde se encontrará com o primeiro-ministro português, José Sócrates.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições