Em dia de chuva e alagamentos, SP tem 86 km de lentidão

Em dia de chuva e alagamentos, SP tem 86 km de lentidão

Atualizado: Terça-feira, 11 Janeiro de 2011 as 8:55

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 86 km de lentidão em São Paulo por volta das 8h30 desta terça-feira (11), reflexo dos pontos de alagamento gerados na cidade após as fortes chuvas que atingiram a região metropolitana nesta madrugada.   O índice é considerado dentro da média. Entretanto, vias da Zona Norte, como a Marginal Tietê, tinham situação bastante complicada, com diversos alagamentos. A CET recomenda que os motoristas evitem a via.

(Para mais informações sobre o trânsito em São Paulo, você pode acompanhar as câmeras do G1 , em vídeo, ou consultar a tabela com as condições das principais vias .)

O pior ponto de trânsito na cidade por volta das 8h30 era a Radial Leste, com 8,2 km de filas no sentido Centro, até a Rua Wandenkolk. Pela Marginal Pinheiros as filas eram de 5,5 km no sentido Castello Branco, pela pista expressa, até a Rodovia Castelo Branco.   Na Marginal Tietê o congestionamento seguia por 5 km no sentido Ayrton Senna, pista expressa, entre as pontes Julio de Mesquita Neto e das Bandeiras. Em outro ponto a lentidão era de 2,9 km, da Rodovia Castello Branco até a Ponte Atílio Fontana.

No sentido Castello Branco a lentidão era de 4,2 km na pista local e na pista expressa, entre as pontes Aricanduva e Jânio Quadros.

Alagamentos

Por volta das 8h30, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura registrava 37 pontos de alagamento, sendo 26 deles intransitáveis.

No sentido Castello Branco da Marginal Tietê, há pontos de alagamento que bloqueiam totalmente as pistas ou dificultam a passagem na altura da Ponte das Bandeiras e Ponte do Limão. No sentido Ayrton Senna há interdições na altura das pontes do Tatuapé, Bandeiras e Jânio Quadros.

Por causa da chuva, a Secretaria Municipal de Transportes suspendeu o rodízio de carros nesta terça na cidade. Com isso, carros com placas final 3 e 4 poderão circular livremente na cidade entre 7h e 10h e 17h e 20h, horários antes restritos.

No caso dos caminhões, o rodízio não foi suspenso. Entretanto, os veículos de carga podem circular até 12h na Marginal Pinheiros e nas Avenidas dos Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho. A medida foi tomada porque diversos caminhões estão presos nos congestionamentos.    

veja também