Em dia de jogo decisivo para o Brasil, horário de serviços em SP é alterado

Em dia de jogo decisivo para o Brasil, horário de serviços em SP é alterado

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

A segunda fase da Copa do Mundo na África do Sul começou no último sábado (26) e o Brasil, classificado, enfrenta o Chile nesta segunda-feira (28), às 15h30. Por conta da partida, alguns serviços – públicos e particulares – de São Paulo terão o seu funcionamento alterado.   Os bancos, por exemplo, funcionam das 8h às 14h nesta segunda. Já os supermercados têm horário diversificado – algumas redes de lojas fecham 10 minutos antes da partida enquanto outras permanecem abertas.   O trânsito de São Paulo também tem tratamento diferenciado em dia de jogo do Brasil na Copa. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) monitora os principais corredores da capital paulista durante todo o dia. Um maior número de agentes será deslocado às areas comerciais da cidade, onde bares e restaurantes devem concentrar mais torcedores assistindo à partida.

Segundo a companhia, a previsão para esta segunda-feira é que o maior fluxo de veículos se concentre nas horas que antecedem o início da partida, das 13h30 às 15h30.

No dia 15 de junho, o outro jogo do Brasil na Copa realizado na tarde de um dia útil, São Paulo teve grande congestionamento antes do começo do jogo. Às 15h, a CET registrou 203 km de vias congestionadas na cidade, recorde histórico para uma terça-feira, resultado da corrida dos motoristas para chegar em casa ou nos bares para assistir à partida contra a Coreia do Norte.

Falta de energia Para evitar a falta de energia durante os jogos da seleção brasileira, a AES Eletropaulo informa que pelo menos 2.500 funcionários vão trabalhar para não deixar que nenhum problema estrague a festa dos torcedores na cidade de São Paulo. Na Central de Operação, os funcionários ficam atentos em um mapa para detectar falhas de transmissão de energia na cidade.

Segundo o diretor de planejamento da Eletropaulo, Fernando Mirancos, ao contrário do que se imagina, o consumo de energia diminui na hora dos jogos. Isso acontece porque muitas empresas param de funcionar e as pessoas se reúnem em um único lugar para torcer pelo Brasil. O pico de consumo é durante o intervalo, quando as pessoas abrem a geladeira, enviam e-mails e ligam outros aparelhos eletrônicos.

Na sexta-feira (25), dia de confronto com Portugal,   algumas ruas do bairro do Ipiranga ficaram sem eletricidade   por cerca de 40 minutos durante o jogo. Confira a seguir os horários de serviços da cidade de São Paulo durante o jogo da seleção brasileira nesta segunda-feira.

Bancos O expediente bancário no interior de São Paulo, na capital e nas regiões metropolitanas é das 8h às 14h nesta segunda-feira.

Shoppings Os shoppings fecham as portas 30 minutos antes do jogo e reabrem 30 minutos após o término. Segundo a Alshop, a Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings, pequenas variações podem ocorrer, mas a grande maioria dos estabelecimentos segue essa orientação. As praças de alimentação e parques de diversão funcionam normalmente.

Transporte Tanto Metrô quanto CPTM operam com frotas máximas nas horas que antecedem a partida desta segunda. No Metrô, a operação começa às 13h e termina às 15h30. Na CPTM, a "operação pico" vale a partir das 12h, e permite que os usuários se desloquem com antecedência até onde forem assistir ao jogo do Brasil.

A Ponte Orca, gerenciada pela EMTU/SP, pode ter reforço de frota caso seja identificado aumento da demanda. A SPTrans trabalha com 100% da frota para atender a população.

Os três principais terminais rodoviários da capital paulista – Tietê, Jabaquara e Barra Funda – também operam sem interrupções.

Supermercados O funcionamento dos supermercados de São Paulo não segue um padrão. Todas as lojas da redes Pão de Açúcar e Extra fecham 10 minutos antes do jogo e reabrem de 10 a 30 minutos após o encerramento. Já as unidades da rede Walmart permanecem abertas transmitindo as partidas pelos televisores das lojas. A rede Carrefour também funciona sem paradas.

Aeroportos A programação de voos dos aeroportos de São Paulo independe dos jogos da seleção brasileira e segue seu calendário normal. Segundo a assessoria de imprensa da TAM, os jogos não serão transmitidos dentro dos aviões, cabendo ao comandante da aeronave qualquer informação sobre os resultados.

Cinemas Os cinemas da rede Cinemark abrem no horário normal e exibem todos os filmes iniciados até às 13h30. A partir deste horário, ficam suspensas todas as sessões entre 13h30 e 18h. As salas voltam a operar após as 18h.

Repartições públicas O expediente das repartições públicas estaduais se encerra às 14h desta segunda. Em caso de serviços essenciais e de interesse público, o funcionamento não será interrompido.

Correios Todas as agências dos Correios funcionam das 8h30 às 15h. Nesta segunda, os horários-limite de postagem para expedição na mesma data devem ser antecipados para as 12h.

Operadoras de telemarketing As empresas de telemarketing funcionam durante as partidas do Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), é possível que o ritmo das chamadas diminua, mas não há interrupção.

Escolas As aulas das escolas municipais no período vespertino serão suspensas. Haverá aula normalmente no período matutino.

Bolsa de valores Segundo a BM&F Bovespa, não haverá interrupção no funcionamento dos sistemas de negociação e das Clearings durante as partidas do Brasil. No segmento Bovespa, o pregão regular funciona em sessão contínua das 10h às 17h, com After Market das 17h30 às 19h. No segmento BM&F, os horários de negociação estão disponíveis no   site da BM&F Bovespa .

Saúde O funcionamento dos hospitais, pronto-socorros e serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) na segunda será normal. Os serviços de emergência e urgência da rede estadual também operam sem intervalos.

Abastecimento Os mercadões de São Paulo têm horários de funcionamento próprios. O Mercado Municipal, por exemplo, terá um telão transmitindo o jogo para funcionários e consumidores. No entanto, por receio de vandalismo, alguns pontos podem abrir após o jogo.

Masp Nos jogos às 15h30, o Masp funciona das 11h às 15h. Nas partidas que acontecerem às 11h, o museu só abre às 13h30 . Postado por: Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições