Em greve, professores do RJ invadem prédio da Secretaria de Educação

Em greve, professores do RJ invadem prédio da Secretaria de Educação

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:34

Professores invadem prédio da Secretaria de Educação no Rio (Foto: Thamine Leta/G1)     Professores invadiram o prédio da Secretaria estadual de Educação, no Centro do Rio, por volta das 12h30 desta terça-feira (12). Na tentativa de conter os manifestantes, policias do Batalhão de Choque entraram no prédio e jogaram spray com pimenta no grupo. Algumas pessoas ficaram com alergia nos olhos.

Segundo o coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe) e líder do movimento, Danilo Serafim, o secretário vai receber três membros da comissão dos professores. Enquanto isso, os manifestantes permanecerão no prédio. A categoria pede reajuste emergencial de 26%, incorporação imediata da gratificação do Nova Escola (prevista para terminar somente em 2015), e descongelamento do Plano de Carreira dos funcionários administrativos.

"Há quanto tempo que a gente espera por um reajuste? Estamos pedindo pelos funcionários e,  acima de tudo, por um ensino de qualidade", diz Daisi Madalena Coutinho, uma das manifestantes que invadiu a Secretaria.

O deputado federal Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), chegou por volta das 13h ao local para ajudar na negociação.

Mais cedo, os professores fizeram um protesto nas escadarias da Alerj. Por causa do protesto, o trânsito ficou lento no local. Parte da categoria está em greve há 35 dias.

No dia 7 de julho, a Secretaria de Educação informou que os grevistas terão de repor as aulas perdidas durante a paralisação. Dessa forma, segundo o órgão, o governo não vai descontar os dias parados. Em nota oficial, a Secretaria informou que a decisão é da Justiça do Rio.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições