Em MS, oncinha encontrada com patas quebradas passa por tratamento

Em MS, oncinha encontrada com patas quebradas passa por tratamento

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:27

Oncinha tem cerca de um mês de vida e pesa dois quilos, diz veterinária (Foto: Marcela Lima/Divulgação)

  Um filhote de onça parda, que teve as duas patas traseiras quebradas, passou por uma cirurgia e se recupera no hospital veterinário de uma universidade de Dourados, distante 225 quilômetros de Campo Grande. Segundo informações da Polícia Militar Ambiental (PMA), a oncinha foi encontrada no início deste mês em uma estrada vicinal na área rural da cidade.     O filhote tem aproximadamente um mês de vida e pesa dois quilos. A médica veterinária responsável pelo tratamento, Macela Lima, informou ao G1 que foi preciso colocar pinos nas patas da oncinha por causa das fraturas, mas que agora ela passa bem.

“Ela está reagindo muito bem ao tratamento. Está alegre e come todos os dias, mas ainda não pode andar. Daqui a duas semanas deve passar por novos exames pra ver se os ossos foram calcificados”, explicou a médica.

Durante o tratamento, o filhote permanecerá no hospital, em uma jaula improvisada. “É a primeira vez que atendemos uma onça aqui. Como não temos nenhum setor para receber animais silvestres, fizemos uma adaptação. Uma jaula com troncos e folhas de árvores, além de plantas,  para que ele se sinta como se estivesse na mata”, brinca a veterinária.

A especialista ressaltou ainda que procura evitar que a onça tenha muito contato com as pessoas, para que ela não perca suas características silvestres.

Após o término do tratamento, a oncinha será encaminhada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) em Campo Grande para ser readaptada ao habitat natural.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições