Em nova pesquisa, Campos confirma liderança em Pernambuco

Em nova pesquisa, Campos confirma liderança em Pernambuco

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

O levantamento ainda mostrou que em um eventual segundo turno, ele venceria com folga Jarbas Vasconcelos O atual governador de Pernambuco e candidato a reeleição, Eduardo Campos (PSB), dispara nas pesquisas para governador do Estado, com diferença de 43 pontos percentuais sobre o seu maior adversário, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). É o que aponta a pesquisa do Instituto Diário Data Associados. Se a eleição fosse hoje, o socialista venceria no primeiro turno.

Em um eventual segundo turno entre o socialista e o peemedebista, Eduardo venceria com 60% das intenções de votos contra 17% de Jarbas. Quanto à popularidade dos candidatos, os dados mostram que 33% dos eleitores garantiram conhecer bem Eduardo Campos, contra 27% que afirmam o mesmo sobre Jarbas; 33% disseram "conhecer mais ou menos" tanto um quanto outro. Somente 1% respondeu que "nunca ouviu falar" de Eduardo e 3% afirmaram o mesmo com relação a Jarbas. Os demais candidatos ao governo de Pernambuco: Sérgio Xavier (PV), Roberto Numeriano (PCB), Edilson Silva (PSOL) e Jair Pedro (PSTU) pontuaram, menos de 0,5% cada. Os indecisos e os votos em branco representam19%. Já os votos nulos somam 3%.

Por apresentar um modelo semelhante ao da urna eletrônica (foram mostrados aos entrevistados os nomes dos inscritos na disputa), o levantamento é considerado pelos analistas políticos o mais relevante. Na pesquisa espontânea, na qual o eleitor precisa lembrar sozinho o nome do candidato, Campos dispara com 39% das intenções de voto contra 10% de Vasconcelos. Os outros nomes somaram 1%. O levantamento ainda apontou o baixo interesse do eleitor pernambucano pelas eleições: 36% dizem estar interessados ou muito interessados; 39% estão mais ou menos interessados e 25% dizem estar desinteressados.

A pesquisa, que foi realizada pela Giga Instituto de Pesquisa, presta assessoria técnica ao Instituto Diário Data Associados. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 38405/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de 23.078/2010.

Outros dados

Ainda de acordo com a pesquisa, 82% dos entrevistados aprovam a administração de Eduardo Campos. A desaprovação está em 9% e 7% nem aprovam e nem desaprovam. O presidente nacional do PSB ganha do candidato do PMDB entre eleitores do sexo masculino e feminino, de todas as idades, de grau de instrução e renda diferentes e de cinco mesorregiões do Estado de Pernambuco.

O atual governador é preferido no Sertão (perto do município de Salgueiro), somando 72% das intenções de votos contra 11% do senador. Já no Sertão de São Francisco (próximo à cidade de Petrolina), o governador tem 69% da preferência dos eleitores contra 14% de Jarbas. Entretanto, o senador apresenta uma situação mais confortável no Agreste, nas proximidades de Caruaru. Lá, ele aparece com 22 % das intenções de voto (Eduardo, 62%). É na Região Metropolitana do Recife que se encontra a maior quantidade de eleitores indecisos ou que pensam votar em branco: 28% não decidiram em quem votar. Sendo assim, nesta região, a reeleição de Eduardo aparece com 52% das intenções de voto e Jarbas 17%.

O eleitorado feminino mostra-se um pouco mais indeciso do que o masculino: 22% das mulheres para 15% dos homens ainda não definiriam quem elegerão para governar Pernambuco durante os próximos quatro anos. Campos aparece com 61% dos votos masculinos e 59% dos femininos. Vasconcelos mostra-se preferido entre os homens: 20% contra 15% das mulheres.

O Instituto Diário Data Associados ouviu 1.100 eleitores entre os dias 8 e 11 de agosto, antes do debate promovido pela TV Clube/Band. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Este primeiro levantamento servirá de referência para dados colhidos depois da exibição do guia eleitoral em redes de televisão e rádio, que começará no próximo dia 17.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições