Em São Paulo, nível de represas bate recorde de seca

Em São Paulo, nível de represas bate recorde de seca

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:03
seca_cantareira
A capacidade dos reservatórios do Sistema Cantareira continua caindo. Nesta sexta-feira (7), o índice baixou de novo e atingiu mais uma marca histórica: com 15,8%. É a primeira vez que o nível fica menor que 16%.
 
O Sistema Cantareira acumula uma sequência de recordes negativos desde 3 de fevereiro, quando atingiu 21,7%. Na ocasião, a Sabesp informou que o índice era o pior em 10 anos e decidiu oferecer desconto para economia de água.
As chuvas recentes na região dos reservatórios do Cantareira não foram suficientes para estabilizar o Sistema. Choveu apenas 0,2 milímetros na quinta-feira (6).
 
A queda acontece um dia após os o governo do estado anunciar que parte da água dos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga será utilizada para compensar a queda na produção do sistema Cantareira. Além disso, sofrera redução o volume diário de água retirado das repressas do Cantareira.
 
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) diz que as medidas, aliada à intensificação na campanha pelo uso racional da água, será suficiente para garantir o fornecimento e evitar racionamento.
 
Redução da vazão do Sistema
Por causa do baixo nível, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) determinaram uma redução da vazão do sistema Cantareira de 30 metros cúbicos por segundo para 27.9 metros cúbicos por segundo a partir da segunda-feira (10) para a região metropolitana de São Paulo.
A Sabesp informou, em nota, que seguirá a determinação da ANA e do DAEE de reduzir a retirada de água do Sistema Cantareira. A medida será adotada assim que a companhia for notificada e dentro das condições que forem estabelecidas, segundo a Sabesp.
 
A secretaria estadual de Saneamento e Recursos Hídricos afirma que, em 60 dias, a Sabesp estará pronta para utilizar o chamado "volume morto" dos reservatórios do Jacareí e Atibainha. O volume morto é um reservatório de 400 milhões de metros cúbicos no sistema Cantareira que nunca foi utilizado porque o sistema de bombeamento não chegava a essa profundidade.
A Sabesp diz que 17 bombas para a captação dessa água já estão sendo fabricadas. O investimento previsto é de R$ 80 milhões. Ainda segundo a empresa, as "obras civis" começam na próxima semana.
 
Saiba como economizar
Para economizar, a Sabesp recomenda que o consumidor adote algumas atitudes diárias. Veja abaixo:
- tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;
- lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;
- não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;
- ao lavar o carro, use um balde;
- acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;
- deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba.
 
Outro fator que colabora para o desperdício de água são os vazamentos. A Sabesp disponibiliza um curso gratuito que ensina práticas simples para identificar possíveis problemas em instalações hidráulicas. O programa é aberto ao público em geral e é ministrado nos períodos da manhã e tarde.
 
Os participantes recebem uma cartilha explicativa ilustrada e um certificado de conclusão. Quem se interessar deve procurar a regional da Sabesp mais próxima de sua residência.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições