Em SP, novos radares multam ultrapassagem de sinal à noite

Em SP, novos radares multam ultrapassagem de sinal à noite

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

O hábito de ultrapassar o sinal vermelho durante a madrugada poderá gerar mais multas em São Paulo. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já colocou em operação uma nova geração de radares que multam de noite e de madrugada.

A ultrapassagem é justificada pelos motoristas por questões de segurança, dado o risco de assaltos no trânsito. “Acho que a própria polícia ou nos dá uma segurança maior ou então desliga esse sistema a partir de um determinado horário”, diz um motorista.

Os novos equipamentos não foram instalados apenas nas áreas centrais. Também foram colocados em cruzamentos de bairros distantes na periferia.

O perito em acidentes de trânsito Sérgio Ejzemberg diz que não é errado multar de madrugada quem passa no sinal vermelho. Mas ele defende que é preciso encontrar um equilíbrio para que as pessoas não fiquem sujeitas à violência.

“Levando em conta que há uma insegurança normal de ficar de noite, ficar de madrugada em lugares ermos esperando é preciso, então talvez um meio termo. Colocar laços detectores de tal forma que, quando um carro se aproxima, ele é detectado pelo semáforo e dá o verde para esse carro. Outra alternativa técnica é colocar um ciclo no semáforo bem pequeno, bem curto”, sugere.

O tenente da Polícia Militar Cleodato Moisés do Nascimento dá dicas para evitar assaltos em cruzamentos: vidro fechado, evitar deixar objetos nos bancos, como bolsas e celulares. Segundo ele, ao parar o veículo, deixar uma distância para o veículo da frente. Se o vidro estiver aberto, evitar deixar o braço com relógio à mostra e não falar ao celular.

“Passar no sinal vermelho é infração de trânsito. É importante ter cautela. Os cruzamentos da cidade de São Paulo têm câmeras”, aponta o tenente.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições