MENU

Em um mês, lei da cadeirinha autua 35 motoristas em SP, diz PM

Em um mês, lei da cadeirinha autua 35 motoristas em SP, diz PM

Atualizado: Sexta-feira, 1 Outubro de 2010 as 1:56

No mês que entrou em vigor a lei que obriga o uso de cadeirinhas para transportar crianças de até 7,5 anos em carros, 850 motoristas foram fiscalizados em São Paulo. Destes, 35 condutores foram autuados, segundo a Polícia Militar. A lei das cadeirinhas entrou em vigor no último dia 1º de setembro, começando a valer três meses depois do previsto inicialmente.

As crianças de até um 1 ano devem ser transportadas em bebê conforto. Os que tiverem entre 1 e 4 anos devem ser colocados em cadeirinhas. Crianças entre 4 e 7,5 anos devem utilizar um assento de elevação. As cadeirinhas devem ser fixadas com cinto de segurança de três pontos. Se o motorista estiver levando três crianças, uma delas poderá ser colocada na cadeirinha no banco dianteiro.

Caso o motorista não tenha o assento adequado, ele recebe uma multa de R$ 191,54 e ganha sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), porque a infração é considerada gravíssima. Em alguns casos, é possível sanar a irregularidade no local. Alguém pode trazer para o motorista parado pela polícia o equipamento adequado, por exemplo, para que a criança possa seguir viagem em segurança. Nesse caso, o motorista é autuado e o carro, liberado.

Postado por: Guilherme Pilão

veja também