MENU

Embrapa vai cuidar de banco genético de animais do zoo de Brasília

Embrapa vai cuidar de banco genético de animais do zoo de Brasília

Atualizado: Sexta-feira, 13 Maio de 2011 as 9:32

O banco de germoplasma do Zoológico de Brasília passará a ficar aos cuidados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O banco de germoplasma é um depósito de células-tronco e embrionárias que podem ser utilizadas em laboratório para pesquisas e tratamento dos animais. O material era mantido até hoje por uma empresa privada. A transferência do material foi feita nesta quinta-feira (12).  

Segundo a assessoria do zoológico, o contrato com a empresa responsável pela manutenção do banco chegou ao fim, e a direção da Fundação Zoológico optou por uma parceria com a Embrapa. Vantagem para os dois lados: o zoo deixa de ter um custo anual de cerca de R$ 1,7 milhão com a manutenção do material e mantém o acesso ao germoplasma. Já a Embrapa passa a contar com matéria-prima para pesquisa de animais selvagens da fauna brasileira.

Hoje, o banco da empresa conta com material genético de animais domésticos e de criação. Entre as possibilidades de uso do material, estão fertilizações in vitro e inseminações artificiais. A medida também vai ajudar no tratamento de animais do zoológico que sejam gravemente feridos.        

veja também