Empate marca prêmio da mostra Un Certain Regard em Cannes

Empate marca prêmio da mostra Un Certain Regard em Cannes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

O festival de Cannes premiou na tarde deste sábado (21) os vencedores da Un Certain Regard, mostra oficial que acontece paralelamente à Palma de Ouro. Na 64ª edição houve a surpresa de haver um empate na categoria de filme principal: o alemão "Haut aulf freier strecker" e o sul-coreano "Arirang" foram os premiados dentre os 21 filmes que disputam o prêmio.

O russo "Elena", de Andrey Zvyagintsev, ganhou o prêmio especial do júri, enquanto Mohammad Rasoulof, do Irã, venceu como melhor diretor. O cineasta de 37 anos está em prisão domiciliar por propaganda hostil ao regime do seu país.  Ele foi condenado a seis anos de prisão em dezembro de 2010 e, apesar de ter sua proibição de viajar suspensa, quem recebeu o prêmio em seu nome foi sua esposa.

Em seu agradecimento, o diretor sul-coreano Kim Ki Duk, de "Arirang" cantou uma música do filme. Já Andreas Dresen, de "Haut aulf freier strecker", falou em tom poético. "No ano passado tivemos um tempo de incertezas, separações e de mortes de amigos. Mas, no cinema, podemos colocar essas memórias numa garrafa e jogá-las no mar. Esse filme é cheio desse sentimento".

Un Certain Regard é uma das seções mais importantes de Cannes e serve, principalmente, de vitrine para cineastas desconhecidos e novatos. Mas não indica que nomes consagrados não participem dela, caso da edição deste ano, que teve "Restless", de Gus Van Sant.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições