MENU

Empresas de ônibus se preparam para atender deficientes físicos

Empresas de ônibus se preparam para atender deficientes físicos

Atualizado: Segunda-feira, 1 Fevereiro de 2010 as 12

Depois de assumirem o compromisso de renovação da frota, as empresas que operam o sistema de transporte coletivo em Rio Branco, agora estão voltadas para a capacitação de seus colaboradores.

Atendendo a uma recomendação da Superintendência de Trânsito de Rio Branco (Rbtrans), as empresas Rápido São Roque e Via Verde, rea-lizaram na manhã do último sábado, um treinamento para cobradores e motoristas se adaptarem as plataformas de embarque e desembarque para usuários cadeirantes.

Quarenta colaboradores das duas empresas tiveram acesso ao equipamento que permite o embarque do passageiro em cadeira de rodas. As plataformas, já disponíveis em vários carros, serão uma constante na vida dos trabalhadores  do sistema daqui pra frente. Todos os carros novos que irão chegar para reforçar e renovar a frota, possuem o equipamento.

O gerente de operações da Rápido São Roque, Valciclei Almada coordenou o treinamento, que teve a participação do voluntário Ademar Maia Duarte, de 31 anos, que há sete está numa cadeira de rodas. Uma queda de um telhado deixou o trabalhador paraplégico.

Morador do bairro Santa Inês, diariamente Ademar usa o transporte coletivo.Ele ficou satisfeito ao saber que em breve, todos os carros estarão dotados com o equipamento.

"Pra gente que vive numa cadeira de rodas, subir e descer do ônibus sem a plataforma é um sofrimento. Se não tiver ninguém pra ajudar, a gente fica na parada até aparecer um carro que possui o equipamento. Vendo que as empresas estão preocupadas em capacitar seus colaboradores, fico na certeza de que o transporte coletivo de Rio Branco vai oferecer mais segurança e qualidade para nós e os demais usuários", comentou ele.

Para o diretor da empresa, Antônio César, o treinamento também motiva os colaboradores. Ele atesta isso pelo grande número de cobradores e motoristas que aproveitaram o dia de folga para se familiarizarem com o equipamento. Até abril deste ano, todos os carros novos da empresa vão nas linhas oferecendo para essa categoria de usuário, o embarque e desembarque pelas plataformas.

veja também