Empresas descumprem promessa de reflorestar

Empresas descumprem promessa de reflorestar

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

O chamado marketing verde prolifera no país. Sob a bandeira da compensação ambiental, empresas e governos anunciam o plantio de milhões de árvores. Cumprir o prometido é outra história. O caso da Prefeitura do Rio de Janeiro, que se comprometeu a reflorestar 40 hectares nos Jogos Pan-Americanos e não plantou uma semente sequer, é um exemplo de como essas iniciativas podem nascer e morrer no papel.

Anunciado pela Prefeitura do Rio, o plantio de 100 mil mudas de Mata Atlântica tinha o objetivo de compensar as emissões de CO2 geradas pela realização do Pan. Segundo inventário da Coppe da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a plantação ocorreria entre o parque da Pedra Branca e a Floresta Nacional da Tijuca. O projeto - orçado em R$ 2 milhões - consta no site do governo do Rio para a promoção da Olimpíada de 2016 como iniciativa de sucesso. Mas a realidade é outra, como conta o pesquisador Luciano Bastos, membro da Coppe responsável pelo projeto.

- Fizemos o estudo, entregamos nossa parte, mas as mudas não foram plantadas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente diz que o plantio não ocorreu porque a Petrobras, que seria parceira no projeto, "declinou". Ao ver que a plantação não vingaria, a Coppe, responsável por centralizar os recursos, devolveu à Petrobras R$ 491 mil. A Petrobras afirma que "aguarda a definição da prefeitura e do governo de um novo cronograma para realizar a ação".

Em 2009, quando a cidade do Rio foi escolhida sede da Olimpíada, a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, anunciou:

- Até 2016 vamos neutralizar a emissão de gases com a plantação de 24 milhões de mudas.

Nove meses depois, o projeto não andou. O governo diz que precisa mapear áreas aptas para reflorestamento e fazer levantamento dos viveiros, como afirma Telmo Borges, engenheiro florestal da superintendência de Biodiversidade da secretaria.

- Todos fazem esse blá-blá-blá verde, mas não existem mudas nem sementes no mercado para isso tudo.

Segunda maior mineradora do mundo, a Vale anunciou em 2007 o plantio de 346 milhões de árvores até 2010. Na ocasião, informou que se tratava do "maior projeto de revegetação e preservação ambiental da América Latina". Após alguns meses, o prazo foi revisto para 2015. Até agora, 25 milhões de mudas foram plantadas (7% do total). Segundo a Vale, a meta para 2015 está mantida.

Postado por: Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições