MENU

EMTU afirma que 75% dos trólebus já estão operando, apesar da greve no ABC

EMTU afirma que 75% dos trólebus já estão operando, apesar da greve no ABC

Atualizado: Quarta-feira, 1 Junho de 2011 as 12:19

Motoristas e cobradores de ônibus das sete cidades do Grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) entraram em greve nesta quarta-feira (1º). Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), 75% da frota de ônibus e trólebus do corredor ABD, que liga o bairro de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, ao Jabaquara, na zona sul, atravessando quatro municípios (Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema), está circulando.

Em nota, a EMTU informou que das 19 permissionárias gerenciadas pela empresa, quatro estão com a operação normal e uma parcial. No ABC, são cerca de 130 linhas operadas por aproximadamente 850 ônibus. Se o movimento grevista se mantiver durante todo o dia de hoje, a EMTU/SP calcula que 200 mil passageiros serão afetados.

Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Rodoviários do ABC, somente em Mauá, São Caetano do Sul e Ribeirão Pires a adesão à greve é total. Em São Bernardo e Santo André, não foram todos os trabalhadores que aderiram à paralisação, e é possível encontrar alguns ônibus das linhas municipais nas ruas.

A categoria rejeitou reajuste de 8% oferecido por empresários da região e pede 15% para voltar ao trabalho. A paralisação foi decidida em assembleia realizada nesta terça-feira (31) na sede do Sindicato dos Rodoviários do ABC. Uma nova reunião entre os trabalhadores está marcada para as 17h desta quarta-feira.          

veja também