Encontro transforma Fortaleza na capital mundial da Língua Portuguesa

Encontro transforma Fortaleza na capital mundial da Língua Portuguesa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

No title Começou nesta segunda-feira, 28 de setembro, e segue até a terça-feira, 29/09, o 'V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa' (V EENLP), realizado no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza (CE). A abertura oficial do evento contou com as presenças do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes; do secretário-executivo da CPLP, Domingos Simes Pereira; do presidente do Conselho Empresarial da CPLP, Braima Camar; e do superintendente do Sebrae no Ceará, Carlos Cruz, além dos embaixadores de Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Timor Leste.

O encontro reúne cerca de mil empresários, nacionais e estrangeiros, e pretende fomentar as relações comerciais e diplomáticas na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), atualmente formada por oito países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

Segundo estudo recentemente divulgado pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio (Unctad, sigla em inglês), o comércio entre os países da CPLP ainda tem muito para crescer. O volume de negócios realizados é de aproximadamente US$13 bilhões, enquanto que o total das trocas internacionais dos mesmos com o restante do mundo é superior a US$ 550 bilhões.

Com um mercado tão promissor, lideranças empresariais e governamentais dos países de língua portuguesa gradativamente ampliam as suas ações para criar oportunidades e aumentar o comércio e o investimento entre estes países. Durante a programação do V Encontro Empresarial será feita uma abordagem sistematizada, por meio de painéis, conferências, palestras e rodadas de negócios, sobre cinco temas econômicos relevantes para a CPLP e para comunidades portuguesas no estrangeiro: turismo, infra-estrutura, recursos naturais, agronegócios e inovações tecnológicas.

Serviço:

Sebrae/CE - (85) 3255-6600

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições