MENU

Enquete aponta filme favorito ao Festival de Berlim

Enquete aponta filme favorito ao Festival de Berlim

Atualizado: Quinta-feira, 18 Fevereiro de 2010 as 12

Embora com opiniões divididas numa enquete informal, o filme russo "How I Ended This Summer" ultrapassou o competidor mais forte até agora, o romeno "If I Want to Whistle, I Whistle", na sondagem da revista Screen com sete jornalistas da imprensa internacional, além da equipe da publicação. Já foram exibidos três outros concorrentes do Festival de Berlim entre a noite de ontem e a manhã de hoje, mas ainda não entraram no ranking. Na reta final do concurso, faltam apenas mais três competidores a serem vistos até amanhã.

O drama russo de Alexei Popogrebsky causou certo desconforto na Berlinale por seu tom um tanto enigmático, o que acabou sendo interpretado de forma positiva e negativa. O estudante recém-formado Sergei consegue um estágio numa estação metereológica em remota ilha do Ártico. Chegando lá, será um colaborador do rígido e experiente Pavel, que impõe linha dura ao rapaz, desinteressado e irresponsável com o trabalho. Únicos habitantes do local, os dois aos poucos começam a ter conflitos, especialmente quando Sergei evita que informações trágicas cheguem ao chefe e assim o afaste do serviço. Pode-se imaginar uma insegurança com relação a permanecer sozinho ali, mas o fato é que o diretor pouco esclarece as inclinações e motivos de seus personagens para o embate final.

Há quem tenha visto na trama uma identificação da questão social em transformação na Rússia, a antiga representada pelo tipo militar do homem mais velho e a nova, na juventude descomprometida do novo profissional. Mas é um filme de impacto também pelo cenário amplo e desolador que, ao contrário do que pode sugerir, oprime os homens. E isso talvez diga mais da fita do que uma intepretação política.

Por: Orlando Margarido

veja também