Enxurrada destruiu igreja de Friburgo e arrastou até carros para a capela

Enxurrada destruiu igreja de Friburgo e arrastou até carros para a capela

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Oito dias depois do desastres, só agora foi possível entrar na Igreja de São Antonio, na Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Para chegar lá, é preciso escalar alguns troncos e, entre os destroços, no interior da capela, há até carros arrastados pela enxurrada.

A lama e o entulho abriram as portas do templo, tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, e para um grande buraco se abriu no teto. No meio de tanta destruição, o altar e os santos ficaram preservados. A igreja foi inaugurada há quase 127 anos e a torre, de 1948, é de autoria do arquiteto Lúcio Costa.

No local, o trabalho de operários e máquinas vai até tarde da noite. “A cidade toda está de luto”, resume o operário Giovani Bastos, funcionário da empresa municipal de limpeza da capital, que foi deslocado para ajudar nos trabalhos na Região Serrana.   Tempo seco ajuda resgastes

Os trabalhos de resgate de corpos e limpeza das ruas e remoção de escombros recomeçaram na manhã desta quinta-feira (20) sob céu nublado, na Região Serrana. Isso deve facilitar o trabalho de bombeiros, militares e voluntários nas cidades mais atingidas, como Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim e Areal.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), podem ocorrer chuvas em áreas isoladas na região, no final do dia. Desde o fim da tarde de terça-feira (18), não chove naquela área.

Desde o dia 11 de janeiro, quando uma forte chuva caiu na região, já foram encontrados mais de 740 corpos, vítimas da enxurrada que destruiu as cidades. Mais de 20 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas.     Força de Segurança Nacional

A Força de Segurança Nacional (FNS), que atua em Teresópolis, informa que todas as áreas da cidade já foram contatadas e não há mais regiões isoladas na cidade.

Em Nova Friburgo, a quinta-feira (20), começou com uma névoa na cidade. Em Bom Jardim, cidade que estava isolada por causa da queda de uma ponte, já é possível chegar ao Centro da cidade por uma ponte de madeira improvisada construída por moradores.

Os veículos chegam por uma estrada de terra batida.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições