Equipes de resgate retomam trabalhos em Itaipava, no RJ

Equipes de resgate retomam trabalhos em Itaipava, no RJ

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Cruz Vermelha, além de muitos voluntários, retomaram as operações – interrompidas durante a noite por falta de energia – nesta manhã de quinta-feira (13) para tentar localizar vítimas da tragédia em Itaipava, Petrópolis, principalmente na localidade Vale do Cuiabá, uma das áreas mais atingidas pelo transbordamento do Rio Santo Antônio.

Durante a madrugada, retroescavadeiras começaram a fazer o trabalho de desobstrução dos acessos para permitir a entrada de outros veículos levando mantimentos e água para os desabrigados que ainda não conseguiram sair da região.

Abrigos lotados

Um mutirão, formado por funcionários da prefeitura e do comércio local tentavam limpar o terminal rodoviário de Itaipava, que foi invadido pela lama.

A prefeitura montou um centro de atendimento para atender os desabrigados. Famílias inteiras ocuparam os abrigos, já lotados. Era o caso de Maria das Dores Viana, 48 anos, acompanhada do marido e os três filhos menores. “Perdemos nossa casa, nossas coisas todas, mas graças a Deus ainda temos vida”, diz ela, resignada.

Madrugada de chuva

Durante a madrugada, uma chuva fraca atingiu as cidades de Teresópolis e Petrópolis, mas sem registro de novos deslizamentos. Em Nova Friburgo, a comunicação ainda é precária, já que o sistema de telefonia foi atingido.

A procura por desaparecidos continuou durante a madrugada em Friburgo e Teresópolis. Vários locais da Região Serrana foram atingidos.

Na quarta-feira (12), o governador do Rio, Sérgio Cabral, pediu ajuda à Marinha no trabalho de resgate. Em resposta, a Marinha disponibilizou dois helicópteros (um Esquilo e um Super Puma) para o transporte de pessoal e equipamentos dos bombeiros. Esses helicópteros se juntam a outros cinco do governo do estado na missão de carregar equipes e equipamentos serra acima. Cabral visitará a região nesta quinta.

A presidente Dilma Rousseff, que já liberou R$ 780 milhões para os municípios do Rio de Janeiro e São Paulo atingidos pelas chuvas, também vai sobrevoar a Região Serrana nesta quinta.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições