Erupção de vulcão afeta voos internacionais do Brasil, diz Infraero

Erupção de vulcão afeta voos internacionais do Brasil, diz Infraero

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:39

A Infraero em Brasília confirmou que os voos do Brasil para Argentina, Chile e Uruguai da manhã desta terça-feira (7) são prejudicados pela nuvem de cinzas do vulcão Puyehue, no Chile. Um voo da Lufthansa que partiu de Frankfurt, na Alemanha, com destino a Buenos Aires, foi obrigado a descer nesta manhã no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, como medida de prevenção. No entanto, a empresa pública que opera os aeroportos no país ressalta que alguns voos podem ter sido suspensos por motivos específicos de cada companhia aérea.

Cinzas do vulcão chileno Puyehue prejudicam voos na região (Foto: Reuters/ Nasa/ Modis)

  Em São Paulo, três voos foram suspensos. Um da Aerolíneas com destino a Buenos Aires, previsto para as 10h45, e dois para Santiago (Chile) — o da TAM das 8h20 e o da Lufthansa das 8h20. A Lufthansa negou a suspensão por causa das cinzas.   Já a Infraero no Galeão afirmou que até o meio-dia desta terça serão quatro chegadas canceladas, três de Buenos Aires e uma de Córdoba, e cinco partidas suspensas, todas para Buenos Aires. Na parte da tarde, outro levantamento será feito sobre as condições de voo. No Galeão, as companhias aéreas que fazem rotas para a Argentina são Aerolineas, TAM e Gol.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, no Rio, também é prejudicado. De acordo com a Infraero, até as 15h desta terça-feira estão canceladas oito partidas e seis chegadas, por falta de condições de visibilidade. Os destinos são Argentina e Uruguai. Ainda de acordo com a empresa, não há tumulto de passageiros no saguão do Tom Jobim. O movimento nesta época do ano é reduzido por ser baixa temporada.

  Companhias aéreas

A TAM informou que nesta terça-feira os voos cancelados foram os seguintes: JJ 8045 (Montevidéo/ São Paulo-Guarulhos), com saída às 6h; JJ 8007 (Buenos Aires-Ezeiza / São Paulo-Guarulhos), com decolagem às 6h45; JJ 8001 (Buenos Aires-Ezeiza / Rio de Janeiro-Galeão), que decolaria às 6h30; e JJ 8009 (Buenos Aires-Ezeiza / São Paulo-Guarulhos), que partiria às 9h10.

A TAM afirma que providenciará alimentação e hotel para os passageiros em trânsito, que serão reacomodados nas próximas opções de voos disponíveis, após a reabertura dos aeroportos.

Em caso de dúvida, os clientes devem entrar em contato com a Central de Atendimento da TAM antes de se dirigirem ao aeroporto, de acordo com o país de embarque. Os números são os seguintes: Brasil (4002-5700 –capitais - e 0800-570-5700 - demais localidades), Argentina — (0 810 333 3333), Chile (56 2 6767 900) e Uruguai (000 4019 0223).

Em comunicado, a Lufthansa informou que o voo que partiu nesta segunda-feira (6) à noite de Frankfurt e foi preventivamente desviado para Cumbica ocorreu em razão "das informações recebidas sobre a nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue-Caulle". De acordo com a companhia, os 294 passageiros foram acomodados em um hotel e ainda não há previsão de quando o voo seguirá para Buenos Aires.

A Aerolineas Argentinas comunicou, em seu site, que os voos afetados pelo vulcão são para a Argentina e Chile. Novo comunicado deve ser colocado no site da empresa ainda nesta terça.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições