Escassez de insumos pode limitar aumento da produção de alimentos, diz ministro

Escassez de insumos pode limitar aumento da produção de alimentos, diz ministro

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:32

A escassez de insumos está se tornando um fator limitante para o aumento da produção de alimentos. A afirmação foi feita dia 6 pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Segundo ele, a procura por insumos está crescendo, de forma geral, no mundo, mas a falta de insumos pode vir a ser um problema.

"Desde vitaminas, que são necessárias, até insumos mais conhecidos, como defensivos e adubos, [a procura] está crescendo muito. E o problema já não é mais nem o aumento do preço, é até ter a falta de insumos", afirmou Stephanes.

O ministro teme que até os Jogos Olímpicos, que serão realizados em agosto deste ano, na China, acabem interferindo na oferta de insumos. "Porque a China, que é uma grande produtora de insumos, vai fechar as fábricas nas regiões próximas [às cidades-sede de competições esportivas], durante dois meses, para diminuir a poluição. Então, até isso está tendo reflexo."

Quanto ao estímulo à produção de alimentos, Stephanes disse que o ministério ainda está trabalhando nisso, mas adiantou que há quatro produtos considerados mais sensíveis, que terão tratamento mais específico: feijão, arroz, trigo e milho.

O ministro da Agricultura fez as declarações, no início da tarde, antes de participar da reunião da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições