Escola municipal é fechada em Araxá, MG, por falta de alunos

Escola municipal é fechada em Araxá, MG, por falta de alunos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:18

Nesta semana, a Escola Municipal Marquês do Paraná, em Araxá, no Alto Paranaíba, encerrou as atividades depois de 47 anos. Em 2012, o prédio que pertence ao estado não receberá mais estudantes. A redução do número de alunos e as falhas na infraestrutura do local foram as justificativas para o fechamento da instituição de ensino.

A escola municipal funcionava em um prédio do governo do estado e o local não oferecia condições para receber estudantes e educadores. "A água empossada revelou infiltração nas salas e muitas já estavam com mofo. Há problemas também nos banheiros e na rede de esgoto", explicou a secretária de Educação de Araxá, Maria Célia Oliveira.

Após sete reuniões realizadas durante o ano com a Comissão de Educação da Câmara Municipal dos Vereadores, conselheiros municipais, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, direção da escola, e uma assembleia com a comunidade, ficou determinado que os alunos serão encaminhados para outras unidades de ensino. A secretária de Educação informou ainda que todos os profissionais da escola serão remanejados. Outro motivo para o fechamento da escola foi o número reduzido de alunos. Em 2012, a instituição receberia 44 estudantes, 40 da zona rural e apenas quatro do bairro onde fica. "A escola foi inspecionada e foi indicado que ela não pode mais funcionar. Ela não tem segurança e também não há demanda suficiente de matrículas. Inclusive, há crianças que levantam de madrugada porque moram na zona rural, sendo que há escolas mais ´próximas às casas delas", disse a secretária.

De acordo com a direção da Escola Municipal Marquês do Paraná, o prédio construído em 1964 nunca foi reformado. O telhado foi trocado em 2002 e as paredes foram pintadas em 2008.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições