Especialistas apontam que 30% das árvores de Salvador podem cair

Especialistas apontam que 30% das árvores de Salvador podem cair

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

O tempo chuvoso e os ventos fortes favorecem a queda de árvores em  Salvador. De acordo com pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), 30% das árvores têm risco de cair na capital baiana.     Desde o início da "Operação Chuva", em 1º de abril, a Defesa Civil (Codesal) registrou a queda de 15 árvores na capital baiana. Segundo o órgão, outras 41 correm risco de cair na cidade. A especialista em botânica, Maria Aparecida Oliveira, explica o que deve ser avaliado para identicar se uma árvore pode cair. "Algumas características básicas que a gente deve levar em conta são a questão do sistema articular, o sistema de galhos, se os galhos estão podres, se têm fungos", pontua a especialista que também é professora do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. A professora explica que a combinação de chuva, ventos fortes e terra molhada aumenta o risco de queda das árvores.

Em caso de queda ou ameaça de queda de árvores, as pessoas devem ligar para a Codesal, no número 199. Se os galhos estiverem próximos aos fios elétricos, é necessário chamar a Coelba, no telefone 0800 071 0800, isso se a área for pública. Se a árvore estiver em área particular, a orientação é procurar a Superintendência de Meio Ambiente, através do número 3186-1500.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições