Espetáculo "Escuro" lidera indicações ao Prêmio Shell de SP

Espetáculo "Escuro" lidera indicações ao Prêmio Shell de SP

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

"Escuro" lidera número de indicações à 23ª edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo, referente às peças que estrearam no primeiro semestre do ano. A atração concorre em cinco categorias: "Autor" e "Direção" (Leonardo Moreira), "Atriz" (Luciana Paes), "Figurino" (Theodoro Cochrane) e "Cenário" (Leonardo Moreira e Marisa Bentivegna).

Leonardo Moreira, além de concorrer por direção e cenografia, disputa ainda o troféu de melhor "Autor" pelo trabalho desenvolvido na peça "Namorados da Catedral Bêbada". Na categoria "Ator", concorrem Fulvio Stefanini, por "A Grande Volta"; Lee Thalor, por "Policarpo Quaresma", e Otávio Martins, por "Side Man". Pelo prêmio de "Atriz", disputa ainda Ana Lucia Torre, por "Seria Cômico Se Não Fosse Sério".

O espetáculo "H.A.M.L.E.T.", inspirado na obra do autor inglês William Shakespeare, disputa o prêmio na categoria "Iluminação" (Wagner Antônio) junto ao espetáculo "Cinema" (Beto Bruel).

Neste primeiro semestre, a indicação de "Categoria Especial" é para Karin Rodrigues, pelo encaminhamento e socialização do acervo pessoal de Paulo Autran a instituições culturais, e para Luiz Päetow, pela concepção e pesquisa do espetáculo "Abracadabra".

Para cada edição, são divulgadas duas listas de indicados. Os espetáculos selecionados nesta primeira fase estrearam em São Paulo entre janeiro e junho de 2010 e completaram o número mínimo de apresentações para serem elegíveis (nesse caso, 24).

Os vitoriosos de cada categoria receberão uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

Referência teatral

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é oferecido aos maiores destaques do ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo, separadamente, em nove categorias - "Autor", "Diretor", "Ator", "Atriz", "Cenografia", "Iluminação", "Música", "Figurino" e "Categoria Especial".

O júri de São Paulo é formado por Alexandre Mate (professor e pesquisador teatral), Valmir Santos (jornalista), Marici Salomão (autora teatral e jornalista), Mario Bolognesi (professor e pesquisador de teatro) e Noemi Marinho (atriz, dramaturga e diretora).

Em janeiro serão conhecidos os indicados do segundo semestre e, no início de 2011, os vencedores do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo.

Veja a relação completa dos indicados do primeiro semestre do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:

 ::AUTOR

Leonardo Moreira ("Escuro")

Francisco Carlos ("Namorados da Catedral Bêbada")

::DIREÇÃO

Leonardo Moreira ("Escuro")

Rodolfo García Vázquez ("Hipóteses Para o Amor e a Verdade")

Zé Henrique de Paula ("Side Man")

::ATOR

Fulvio Stefanini ("A Grande Volta")

Lee Thalor ("Policarpo Quaresma")

Otávio Martins ("Side Man")

::ATRIZ

Ana Lucia Torre ("Seria Cômico Se Não Fosse Sério")

Luciana Paes ("Escuro")

::CENÁRIO

Jean-Pierre Tortil ("Side Man")

Marisa Bentivegna e Leonardo Moreira ("Escuro")

::FIGURINO

Rosângela Ribeiro ("Policarpo Quaresma")

Theodoro Cochrane ("Escuro")

::ILUMINAÇÃO

Beto Bruel ("Cinema")

Wagner Antônio ("H.A.M.L.E.T.")

::MÚSICA

Fernanda Maia ("Lamartine Babo")

Pedro Paulo Bogossian ("Nara")

::CATEGORIA ESPECIAL

Karin Rodrigues pelo encaminhamento e socialização do acervo pessoal de Paulo Autran a instituições culturais

Luiz Päetow pela concepção e pesquisa do espetáculo "Abracadabra"

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições