Estado de São Paulo tem mais de 152 mil foragidos

Estado de São Paulo tem mais de 152 mil foragidos

Atualizado: Segunda-feira, 17 Janeiro de 2011 as 1:13

O estado de São Paulo tem mais de 152 mil foragidos da Justiça, segundo a Polícia Civil. Esse dado indica problemas na Divisão de Capturas, área que, segundo o novo delegado-geral, Marcos Carneiro Lima, deve ser reforçada.

"Quero essa divisão forte, quero policiais na rua e não sentados em cadeiras", afirmou Lima. A mudança será iniciada pelo topo. "Um novo delegado, com perfil totalmente operacional, vai assumir o comando", adiantou, sem revelar nomes.

Entre os foragidos estão o médico Roger Abdelmassih, condenado por crimes sexuais contra pacientes, Jonathan Lauton, suspeito de agredir jovens na Avenida Paulista, e o advogado Mizael Bispo e o vigia Evandro Bezerra, acusados de matar a advogada Mércia Nakashima.

O chefe da Polícia Civil reconhece que o efetivo de policiais designados para caçar foragidos está abaixo do ideal. "Mas não é desculpa para prender apenas ladrão de leite [alusão a maridos procurados por não pagar pensão alimentícia]." Para o delegado-geral, é necessário otimizar as atividades da divisão. "Em outros países do mundo, esse tipo de trabalho é extremamente valorizado. Aqui em São Paulo também vai ser", promete.

O futuro delegado a ser nomeado por Lima assumirá uma divisão com 152.416 mandados de prisão em aberto –o total refere-se até 31 de dezembro. Desses, 123.756 são de processos criminais e o restante, de pensão alimentícia.    

veja também