Estados do Sudeste e Centro-Oeste terão chuva forte nesta quarta

Estados do Sudeste e Centro-Oeste terão chuva forte nesta quarta

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

A previsão é de chuva forte, nesta quarta-feira (12), em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Distrito Federal, em Mato Grosso e em Goiás, segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os temporais deverão ser acompanhados de trovoadas e rajadas de vento nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste.

No Rio de Janeiro, a chuva deve ser mais intensa na região serrana, sul do estado e Vale do Paraíba. Em Minas Gerais, os temporais afetam o centro-norte, leste e sul do estado. As áreas mais afetadas em São Paulo serão, segundo o Inmet, o norte e o leste do estado.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), a condição é causada por uma Zona de Convergência de Umidade, um canal de umidade que atua entre os estados do Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste brasileiro.

Sobre grande parte do Sul do país, em parte de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva serão provocadas por áreas de instabilidade. Calor e umidade devem causar pancadas de chuva entre o Pará, Tocantins, Maranhão e Amapá.

A previsão é de predomínio de sol e tempo sem chuva no oeste da Região Sul e em Roraima. Nas demais áreas do país, o dia será de variação de nuvens e pancadas de chuva.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições