Estiagem causa prejuízo no Pantanal

Estiagem causa prejuízo no Pantanal

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

A estiagem está causando prejuízo para os criadores de gado da região do Pantanal, em Mato Grosso do Sul. Em muitas propriedades, o gado está morrendo por falta de alimento.

 

São mais de 70 dias sem chuva e o Pantanal agoniza com a seca. Nas propriedades rurais, açudes e baías estão completamente secos, e a vegetação rasteira mais parece palha.

Em uma propriedade que fica a cerca de 15 km de Corumbá, parte do gado precisou ser levada para outra área, porque nem o sistema de rotatividade em piquetes tem dado conta de alimentar as 350 cabeças.

Em um assentamento rural, mais de cem animais já morreram. É que a única fonte de água para o gado secou, e os produtores não têm mais o que dar de beber e comer ao rebanho.

O jeito é investir em alimentação complementar, como o sal proteinado, segundo o veterinário e produtor rural Carlos Leite Júnior. Mas a alternativa encarece a produção. “Esse sal proteinado é para ser utilizado em um período de 60 dias, só que, como a estiagem já está prolongada, isso encarece também o custo da arroba produzida aqui”, diz ele.

Queimadas

E não é só o gasto com o complemento para o gado que causa prejuízos aos produtores rurais neste período de seca. As queimadas são as que trazem mais preocupação. Em algumas propriedades, até as instalações foram queimadas. Além do curral, das cercas, duas casas de peões também foram destruídas. Agora, é esperar a chuva limpar a área e plantar pasto novamente.

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições