Estiagem causa prejuízos em cidades no RS

Estiagem causa prejuízos em cidades no RS

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

A estiagem prolongada no Rio Grande do Sul causa prejuízos em pelo menos quatro cidades do sul do estado. Segundo a Defesa Civil Estadual, as cidades de Candiota e Pedras Altas já decretaram situação de emergência devido à seca. A população também sofre com a falta d'água em Bagé e Herval.

Em Bagé, um regime de racionamento de água está em vigor. A cada 12 horas, moradores alternam períodos de fornecimento e não fornecimento de água. Em Herval, a população também sofre com os efeitos da seca. A Defesa Civil Estadual afirma que já recebeu uma Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) na cidade.

Em Candiota, a Defesa Civil distribui água à população na zona rural com o uso de caminhões-pipa e pelo menos 200 famílias são afetadas, segundo a Defesa Civil municipal. A prefeitura estima perdas de R$ 3,6 milhões nas produções agrícola e pecuária. Na cidade de Pedras Altas, município vizinho, também muitas famílias no interior sofrem sem conseguir alimentar o gado e cultivar as lavouras.

De acordo com a Defesa Civil, devido à extensa área territorial dos municípios gaúchos, a estiagem castiga com mais intensidade as comunidades localizadas nos chamados interiores dos municípios. Nestes locais, a exploração de poços artesianos, e o abastecimento de água potável com a ajuda de caminhões-pipas são fundamentais para minimizar o problema.

Verão sem chuva

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), o verão 2011, que começou em 21 de dezembro e segue até 20 de março, terá chuvas abaixo da normal climatológica na Região Sul.

"A previsão é de que o fenômeno La Niña, que representa o esfriamento nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical, permaneça em atuação pelos próximos três meses, e isso leva a essa condição de mais chuvas no Norte e menos chuvas no Sul", afirma a meteorologista Priscila Farias, do Cptec/Inpe.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições