Estiagem deixa cachoeiras secas e afeta turismo no interior de SP

Estiagem deixa cachoeiras secas e afeta turismo no interior de SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

A estiagem que já dura quase três meses em Altinópolis, a 333 km de São Paulo, deixou as mais de 30 cachoeiras da cidade secas e afeta o turismo do município. No verão, mais de 3 mil pessoas vão à cidade por mês para praticar esportes de aventura. Com a seca, o movimento caiu 70%.

Choveu pela última vez na cidade no começo de junho. De janeiro até agora, o volume de chuva é 40% menor que o mesmo período de 2002, quando a estiagem já foi considerada critica

As plantações de café também estão sofrendo com a seca. “As nascentes diminuíram muito o volume d’água, o que normalmente iria acontecer em outubro ”, explicou o engenheiro agrônomo Carlos Darini. Nas matas ao redor da cidade, as cachoeiras e quedas d’água estão secando. A maior da cidade, a Cachoeira da Gruta, com 50 metros de altura, já está seca. Comparando com imagens feitas na época das chuvas, é possível ter uma idéia do volume de água que desapareceu.

“A gente tenta suprir isso com outras atividades, caminhada para grutas, só caminhada para as cachoeiras, e o arvorismo”, explicou o guia turístico Ricardo Fraccaroli.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições