Estudo mostra o que população de SP joga no esgoto

Estudo mostra o que população de SP joga no esgoto

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

A maior empresa de saneamento do país, a Sabesp, mostra o que os moradores da capital paulista têm jogado nas tubulações de esgoto. São objetos que entopem a tubulação e atrapalham o processo de tratamento da água que é devolvida aos rios.

Na estação de tratamento de esgoto, grades de ferro servem de barreira para todo tipo de lixo. A cada 40 minutos, a máquina faz uma espécie de pente-fino e recolhe o entulho que é levado para um aterro sanitário. “Aqui nós temos plásticos diversos de embalagens que as pessoas jogam no vaso sanitário e que acabam vindo parar na estação e contribuem para problemas operacionais, como danificar e interromper o processo de gradeamento”, afirma o assessor de meio ambiente da empresa, Marcelo Morgado.

Em um estudo inédito, a companhia que faz o tratamento do esgoto na cidade de São Paulo separou os materiais para saber o que a população anda despejando no esgoto. Foi encontrado todo o tipo de material: tem prendedor de cabelo, embalagem de suco, de iogurte e brinquedos. Uma evidência de que as crianças também devem estar fazendo mau uso da rede.

Fiapos de roupa, fio dental e cabelo são os itens que mais aparecem na rede de tratamento de esgoto. Em segundo lugar estão os panos de limpeza e as fraldas e, em terceiro, vem o plástico. São embalagens plásticas em geral, como de suco, iogurte e brinquedos. “Isso tudo é bastante consistente e o pente que faz a raspagem fica travado. Estamos com um deles em manutenção. Chega a quebrar o cabo de aço, travar”, conta Morgado.

Dona de casa experiente, Maria de Lurdes Naccaradi não sabia que os fiapos de roupa não podem ser jogados no tanque. “Eu abria a torneira e limpava com a água. Agora eu aprendi”, contou. Na estação de tratamento, os técnicos também encontraram cápsulas para armazenar drogas. Ao todo, por mês chegam pelo esgoto mais de oito toneladas de lixo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições