Estudo revela por que avós preferem as netas

Estudo revela por que avós preferem as netas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Um estudo anunciado nesta quarta-feira (28) por pesquisadores britânicos explica por que as avós tendem gostar mais das netas em relação aos netos.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram que se trata de uma questão afetiva que vem desde o DNA. Eles identificaram mais genes em comum entre avós e suas netas e menos genes similares com os netos.

Primeiro, foram usadas técnicas que estudaram conceitos básicos de herança genética para identificar características em comum entre avós e seus netos independentemente do sexo. A semelhança genética, nesse caso, foi de 25%.

Outras análises registraram diferenças quando houve a separação por sexo e a exclusão das semelhanças entre avós e netas por serem ambas mulheres. Uma mulher transmite 31% dos seus genes para as netas, mas apenas 23% para os netos.

Os dados foram retirados de amostras de DNA de sete sociedades em todo o mundo desde famílias que viveram no século 17 até os dias atuais.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições