MENU

Evento busca igualdade para pessoas com deficiência

Evento busca igualdade para pessoas com deficiência

Atualizado: Segunda-feira, 23 Agosto de 2010 as 11:08

Com o tema "Autogestão e Autodefensores: conquistando caminhos para ser e conviver", teve início ontem a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla - 2010. O evento é promovido pela Federação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e tem como intuito mostrar para a sociedade o papel das pessoas com deficiência intelectual e múltipla nos processos de ocupação dos espaços individuais, coletivos e políticos, na busca da igualdade de oportunidades.

"Durante toda esta semana, estarão ocorrendo atividades relativas ao tema autogestão e autodefensores em todas as cerca de 2.500 cidades do Brasil que têm Apaes. No Paraná, dos 399 municípios, 326 contam com a presença da associação. Entre as atividades promovidas estarão palestras, cursos, seminários, conferências, ações esportivas e de lazer voltadas á integração das pessoas com necessidades especiais á sociedade", diz o presidente em exercício da Federação das Apaes do Paraná, Jaime Manoel Bonato. Segundo Jaime, nos últimos anos os portadores de deficiências intelectuais e múltiplas acumularam uma série de conquistas no que diz respeito á inclusão social. "Os avanços ocorreram nas áreas educacional, da saúde e promoção social. Hoje, as pessoas com deficiências já têm capacidade e talentos reconhecidos, principalmente nos esportes e na cultura. Além disso, têm bem maior participação no mercado de trabalho", afirma.

Porém, apesar dos avanços, muitas coisas ainda precisam ser melhoradas em relação á garantia de direitos, igualdade e dignidade. Uma delas diz respeito á acessibilidade. "Várias

cidades brasileiras já se preocupam em promover acessibilidade. Entretanto, em muitas as barreiras físicas continuam criando dificuldades aos deficientes. Os gestores públicos

devem ser melhor esclarecidos sobre o assunto e as barreiras precisam ser eliminadas tanto dos espaços públicos quanto dos privados".

Postado por: Thatiane de Souza

veja também