Ex-dirigente da Petrobras é eleito novo presidente do PT

Ex-dirigente da Petrobras é eleito novo presidente do PT

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

José Eduardo Dutra, ex-dirigente da Petrobras e da BR Distribuidora, foi eleito para a presidência do Partido dos Trabalhadores em primeiro turno. Candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições internas realizadas no domingo, 22, Dutra vai comandar a legenda na campanha de 2010.

O atual presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), oficializa o resultado na tarde desta quarta-feira, 25, em Brasília, provavelmente ao lado de Dutra.

Computados quase 70% dos votos dos filiados ao partido, Dutra tinha 58,1%, ou 200 mil votos. Para vencer no primeiro turno é preciso ter mais de 50% dos votos.

Ele representa as correntes Construindo um Novo Brasil, majoritária, e também duas outras tendências ligadas à ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT de Luta e de Massas e Novos Rumos), todas moderadas.

Em entrevista dada antes do resultado, Dutra disse que sua principal missão será articular as alianças para a campanha da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência da República.

O alvo, disse, são as 15 legendas que apoiam o governo Lula, mas que não necessariamente estarão ao lado da pré-candidata. De forma imediata, ele afirmou que a nova direção deve enfrentar as resistências do PT à aliança com o PMDB nas eleições para governadores nos Estados.

Em segundo lugar na eleição do PT vem o deputado José Eduardo Cardozo (SP) com 17,2%, da Mensagem ao Partido e Democracia Socialista, apoiado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.

Na sequência ficaram os deputados Geraldo Magela (Movimento PT), com 12,5%, e Iriny Lopes (Articulação de Esquerda e Militância Socialista), com 10,4%. Markus Sokol (O Trabalho) tem 0,9%e Serge Goulart (Esquerda Marxista), 0,8%.

A posse está agendada para fevereiro. As eleições renovam também os diretórios estaduais e municipais para um mandato de dois anos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições