Exército troca comando de tropa que atua no Alemão e na Penha

Exército troca comando de tropa que atua no Alemão e na Penha

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:55

Em uma cerimônia realizada na Base Operacional da Força de Pacificação, que foi montada em uma fábrica de refrigerantes abandonada, no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, foi realizada a troca de comando das tropas que atuam no local e também no Conjunto de Favelas da Penha. Perto de completar três meses da ocupação do Alemão e da Penha, o general Cesar Leme Justo, da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, assume no lugar do general Fernando José Lavaquial Sardenberg, da Brigada de Infantaria Paraquedista.

“A troca de comando e de tropas já estava prevista. É um rodízio natural, para evitar o desgaste dos homens”, explicou o major Bouças, assessor de comunicação da Força de Pacificação. “Além disso, a Brigada Paraquedista é uma tropa de emprego estratégico, e tem que estar à disposição para ser utilizada em situações de emergência em qualquer lugar”, acrescentou. O major explicou que uma nova troca deve ocorrer em cerca de três meses.

À frente do Comando Militar do Leste, o general Adriano Pereira Júnior elogiou a cooperação entre as forças militares e policiais do estado do Rio e agradeceu aos soldados. “Parabéns à Brigada Paraquedista, que entendeu que isso não é uma guerra, mas um trabalho de conquista da população, dos moradores”, ressaltou. “Temos problemas, mas tentamos sempre sobrepujá-los, para dar condições aos moradores de viverem em paz. Nada é mais importante do que isso”, complementou.     Governador agradece pelo legado às comunidades

O governador Sérgio Cabral, que evitou falar sobre o indiciamento do ex-chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski, destacou o fato de 300 mil pessoas serem beneficiadas pela ocupação. “Esta é uma manhã histórica. Essa é uma missão inimaginável há um tempo atrás”, discursou. “Quero agradecer aos homens que saem e que entram pelo legado que estão deixando para essas comunidades”, agradeceu.     Ao ser designada para a missão nos conjuntos do Alemão e da Penha, a 9ª Brigada de Infantaria Motorizada intensificou a preparação, com um ciclo de instruções de nivelamento para a operação. Os militares receberam treinamentos específicos de tiro no Campo de Instrução de Gericinó e no 31º Grupamento de Artilharia de Campanha na Vila Militar, com as participações de militares da Brigada de Operações Especiais.

Quem quiser entrar em contato com a Força de Pacificação, para fazer denúncias, críticas ou sugestões, pode utilizar o correio eletrônico [email protected], ou o Disque Denúncia, pelo número 0800-021-7171.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições