MENU

Exposição com a obra 'Abaporu' será inaugurada na quarta no Planalto

Exposição com a obra 'Abaporu' será inaugurada na quarta no Planalto

Atualizado: Terça-feira, 22 Março de 2011 as 1:05

A exposição “Mulheres, artistas e brasileiras”, que inclui o quadro "Abaporu", uma das obras mais importantes de Tarsila do Amaral, será inaugurada na noite de quarta-feira (23) pela presidente Dilma Rousseff. O público poderá visitar a mostra entre quinta (24) e o dia 5 de maio, em horários que ainda serão divulgados pelo Palácio do Planalto.

Realizada em homenagem ao mês da mulher, a mostra apresentará 80 obras de artistas brasileiras, produzidas a partir do movimento modernista de 1922.

Tarsila do Amaral, autora de “Abaporu” e Anita Malfatti são as artistas homenageadas. O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) cedeu 20 obras para a exposição, entre telas, esculturas, desenhos, fotografias, e tapeçarias de 49 autoras brasileiras.

A obra “Abaporu” foi emprestada pelo Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba). O quadro chegou a Brasília na noite de quinta-feira (17) sob forte esquema de segurança.

O dono da obra, o argentino Eduardo Constantini, estará presente no lançamento da exposição, na noite de quarta-feira. Constantini arrematou o quadro em 1995 por US$ 1,5 milhão. Por razões de segurança, o seguro pago pelo empréstimo da obra, que ficou por conta do Banco do Brasil, não foi divulgado pelo Palácio do Planalto.

No último sábado (19), durante a visita que fez a Brasília, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi levado pela presidente Dilma para visitar a exposição. As obras estão instaladas na Sala Oeste do Salão Nobre, no segundo andar do Palácio do Planalto.

veja também