Exposição homenageia os 50 anos de carreira de Roberto Carlos em SP

Exposição homenageia os 50 anos de carreira de Roberto Carlos em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Tão bom quanto ver de perto objetos selecionados pessoalmente por Roberto Carlos é poder cantar um dos clássicos do Rei. A exposição "Roberto Carlos - 50 anos de carreira", que abre às 19h desta sexta (5) na Oca, no Ibirapuera, não só reúne um acervo inédito como também oferece ao visitante a oportunidade de participar de um karaokê.

O público terá quatro estações para cantar a música "Eu quero apenas", cuja letra diz "Eu quero ter um milhão de amigos". A performance será gravadá e depois disponibilizada na internet. A ideia dos curadores do evento é chegar a um milhão de contribuições. 

A mostra será dividida por temas que fazem parte da carreira do Rei. Um documentário inédito dirigido por Carlos Nader, por exemplo, registra o período da Jovem Guarda. Em 1965, Roberto Carlos foi convidado a apresentar um novo programa na TV Record, que acabou dando nome ao movimento. Nader também dirige um filme sobre a relação de RC com Erasmo Carlos, parceria que foi celebrada em 1977 com a música "Amigo".

Cachoeiro de Itapemirim, cidade natal do artista, se faz presente no documentário, também inédito, de Raquel Couto. O filme reúne imagens da cidade, depoimentos de habitantes e do próprio cantor falando sobre a sua infância.

Estarão expostos ainda alguns dos carros da coleção de Roberto Carlos, como o Calhambeque, um Cadillac, um LTD e uma Mercedes-Benz 1978 prateada. A cabine de um caminhão especialmente adaptado para a mostra exibirá o clipe de "Caminhoneiro", sucesso de 1984.

A discografia completa do Rei também estará al alcance dos visitantes. No evento serão reunidos primeira vez todos os discos gravados em português, espanhol, italiano, francês e inglês. A discografia digitalizada terá nove telas touchscreen em que o visitante toca no disco que quer ouvir, abre uma janela com todas as músicas e escolhe a faixa que poderá ser escutada na íntegra. São 90 discos, sendo 37 internacionais, com 984 músicas no total. Só não entram as coletâneas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições