Exposição mostra cuidados que idosos devem ter para evitar acidentes

Exposição mostra cuidados que idosos devem ter para evitar acidentes

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O protótipo de uma casa ideal para evitar acidentes com idosos foi montado no Sesc de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Os visitantes recebem orientações sobre os cuidados que devem tomar para que não sejam vítimas de certas armadilhas comuns no dia a dia.

Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais do país ocorre com pessoas de mais de 60 anos e 75% dessas lesões acontecem dentro de casa.  

Armadilhas nas ruas

Na exposição, há reprodução de situações presentes nas ruas como raízes expostas das árvores, pedras soltas, principalmente as portuguesas, e buracos, comuns nas ruas. Monitores dão instruções a idosos para tomarem cuidados e evitar acidentes.

Há também a reprodução de uma casa modelo: objetos e móveis com pontas ficam proibidos. A cama deve ter uma altura suficiente para que o idoso sentado consiga encostar toda a sola do pé no chão.

O banheiro apresenta barras de apoio instaladas na parede e os tapetes devem ser antiderrapantes para evitar tombos e escorregões.

A exposição é gratuita.

Serviço:

Local: Sesc Duque de Caxias (Rua General Argolo 47 - Centro)

Horário: das 10h às 16h até o dia 30 de setembro. Em outubro a exposição segue para o Sesc Tijuca.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições