MENU

Falha no armazenamento estraga 500 vacinas no interior de Mato Grosso

Falha no armazenamento estraga 500 vacinas no interior de Mato Grosso

Atualizado: Quinta-feira, 2 Junho de 2011 as 10:56

Vacinas estragadas em Sinop serão descartadas

(Foto: Reprodução/TVCA Sinop)     Quinhentas vacinas de um lote de 40 mil analisadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Sinop (503 quilômetros de Cuiabá) estragaram e terão que ser descartadas. Este é o resultado da análise feita no lote de vacinas que foi exposto a temperaturas acima do que é considerado ideal para manter a qualidade. O laudo foi apresentado pelo secretário de Saúde de Sinop, Alberto Kinoschita.

O laudo apontou que pouco mais de 1% do total de vacinas ficou comprometido. Entre elas estão vacinas contra a gripe, rotavírus, varíola e até soro antiofídico. O problema ocorreu no dia 11 de maio, quando um desligamento no padrão de energia do prédio da Secretaria de Saúde de Sinop teria comprometido a qualidade das vacinas que estavam armazenadas em câmaras frias.

O secretário Alberto Kinoschita disse que providências serão tomadas para que este tipo de problema não volte a ocorrer. "Estamos colocando um sistema de monitoramento na secretaria e vamos adquirir um sistema de gerador", afirmou Kinoschita.

As vacinas aptas para utilização serão distribuídas às unidades de saúde da região.        

veja também