Falta de vacina contra catapora preocupa pais no interior de SP

Falta de vacina contra catapora preocupa pais no interior de SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

A falta de vacina contra a catapora em São Paulo preocupa os pais. Cidades do interior do estado vivem um surto da doença. A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nota informando que a vacina, que é importada, está em falta, inclusive no mercado internacional. Por isso, as doses deixaram de ser distribuídas para as cidades que enfrentam o surto.

Ainda não há prazo para a normalização da entrega. Faltam doses para se proteger contra a catapora também na rede particular, que oferece como alternativa a vacina tetra viral.

Em Tatuí, o vírus da catapora contaminou 290 moradores. A situação se repete em Taubaté, onde a doença atingiu 119 crianças em apenas um mês. Em Campinas, 390 casos já foram confirmados de janeiro até setembro. Em São José do Rio Preto, 1.560 moradores contraíram a doença desde o começo do ano, a maioria crianças de até 5 anos.

Na região Noroeste de São Paulo, duas mortes estão sendo investigadas. Elas podem ter sido causadas por causa da catapora.   Orientações para os pais

Os especialistas recomendam que os pais evitem a exposição dos filhos doentes em lugares públicos: festas, igreja, shoppings. E também muito cuidado com a higiene. De acordo com o pediatra, Antonio Carlos Tonelli Gusson, o doente pode apresentar até, aproximadamente, 500 lesões. Com a pele sensível, o risco de infecções aumentam. “O doente não deve coçar, porque se coçar pode levar com a mão suja a infecção secundária dessas feridas”, orienta o médico.

O ideal é fazer banhos com água e sabonete, utilizar produtos antisépticos e, caso o doente apresente uma coceira exagerada, pode oferecer um antialérgico para diminuir o incômodo.

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições