MENU

Faltam doadores de medula óssea no PR; 500 pessoas esperam transplante

Faltam doadores de medula óssea no PR; 500 pessoas esperam transplante

Atualizado: Quarta-feira, 15 Junho de 2011 as 1:49

Faltam doadores de medula óssea no estado do Paraná. Cerca de 500 pessoas estão na fila para encontrar um doador compatível e fazer o transplante. Segundo especilaistas, um dos motivos que afasta os possívei doadores são os mitos que foram criados em torno da doação.

A enfermeira responsável pelo cadastro de doadores no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Paraná (Hemepar), Liana Andrade, explica que o procedimento de doação não dói. "É feito dentro do Centro Cirúgico com anestesia, menos de 10% da medula óssea é doada, e é reposta em quatro semanas". Ela diz ainda que a doaçaõ pode ser feita mais de uma vez e que o doador fica internado apenas por um dia.

Para se cadastrar como doador, basta o interessado  procurar a rede sangue no Paraná, com um documento de identificação. Será coletada uma amostra de 5 ml de sangue, que integrará o Registro Nacional de Doadres de Medula Óssea (Redome). O Registro faz parte do Banco Mundial de Doadores, de forma que a medula pode ser enviada e recebida em qualquer parte do mundo.        

veja também