Família de José Alencar desembarca em Belo Horizonte

Família de José Alencar desembarca em Belo Horizonte

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:49

A família do ex-vice-presidente José Alencar chegou, por volta das 9h desta quinta-feira (31) ao Centro de Instrução da Aeronáutica, antiga Base Aérea, ao lado do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Eles desembarcaram em um avião C-99, da Força Aérea Brasileira (FAB). O corpo de Alencar é transportado por uma aeronave C-105 de transporte de tropas, também da FAB e vai chegar ao centro.

Os parentes do ex-vice-presidente foram recebidos pelo governador de Minas, Antonio Anastasia. O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, também está no centro para receber o cortejo.

O caixão seguirá até o Palácio da Liberdade, sede simbólica do governo estadual, na Região Centro-Sul da cidade, onde José Alencar será velado durante a manhã e o início da tarde de quinta. De acordo com a assessoria do governo do estado, o carro dos bombeiros que será usado no cortejo é o mesmo que levou o corpo do ex-presidente Tancredo Neves, em 1985. A comitiva com o corpo de Alencar vai percorrer as ruas de Belo Horizonte até o Palácio da Liberdade. O Exército, carros da FAB e as polícias Militar e Rodoviária Federal fazem a escolta do cortejo.

De acordo com o Palácio do Planalto, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmaram presença no velório na capital mineira. Eles estavam em Portugal e chegaram em Brasília às 20h desta quarta-feira (30). Dilma foi a Portugal para participar da cerimônia de entrega do título de "doutor honoris causa" a Lula, pela Universidade de Coimbra.

Os aviões da FAB deixaram Brasília, onde o ex-vice-presidente foi velado às 7h34 desta quinta-feira (31). Na capital federal, o corpo de Alencar ele foi velado durante toda a quarta-feira e mais de 8 mil pessoas passaram pelo Palácio do Planalto para a despedida.

Alencar, de 79 anos, morreu às 14h41 desta terça, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o Hospital Sírio-Libânes, onde estava internado havia dois dias. Os carros deixaram o prédio por uma saída lateral, que foi cercada durante a madrugada para evitar aglomeração de curiosos e da imprensa.

Populares que desejarem dar o último adeus a Alencar podem entrar no Palácio da Liberdade por uma entrada lateral. A previsão é que o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira, faça um momento de oração no início do velório. O corpo deve sair do Palácio da Liberdade às 13h.

O trânsito em Belo Horizonte está com várias interdições e desvios para a passagem do cortejo do ex-vice-presidente. A comitiva, da Pampulha até o Palácio da Liberdade, vai passar pelas avenidas Santa Rosa e Antonio Carlos, Viaduto B, Rua dos Caetés e as avenidas Afonso Pena, Álvares Cabral e João Pinheiro. Na ida para o Parque Renascer Cemitério e Crematório, o cortejo vai passar pela Avenida Bias Fotes, Praça Raul Soares, Avenida Amazonas, Rua Conde Pereira Carneiro, Via Expressa, Avenida Delta e BR-040. Ruas no entorno do Palácio da Liberdade, na Praça da Liberdade,  ficaram interditadas durante o velório, segundo a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições